Dieta Coletiva - post III

Pessoas queridas, sei que muitos são verdadeiros formigões, eu fui mas já estou curada fazem alguns anos (não sei precisar quantos), nãonão não estou limpa totalmente do açucar, mas a algumas dec...digo, a alguns anos eu queria porque queria emagrecer (na época pesava apenas 57kg) e fui a uma médica endocrinologista que prescreveu-me uma dieta, onde a principal recomendação era trocar por light (alimentos com baixa caloria) detalhe é que quando comecei a introduzi-los em minha dieta, descobri que  tinham um sabor adocicado muito acentuado sobressindo-de ao  sabor do alimento e com isso fui perdendo o prazer de comer os produtos light (acho-os extremamente doces) e comecei a valorizar o sabor do alimento acima de tudo, aprendi por exemplo que o café a gente começa a degustar o aroma, vc tem que respirar fundo e fechar os olhos para senti-lo plenamente, só então deve dar o primeiro gole, assim vc vai aproveitar o "gosto" do café, que se adicionado açucar perde totalmente o seu sabor.
Quando vi a proposta da Clau da "Dieta Coletiva" achei legal para podermos trocar aqui as experiências e o mais importante nos apoiarmos, mas sabe que além dos amigos virtuais também os amigos reais entraram nessa, e uma pessoa querida me presenteou com esse bolo da foto.
 Que agora passo a fazer uma análise para que vc leitor querido possa decidir se vai consumir. Lembre-se está será apenas a minha opinião. É uma marca muito conhecida e na ordem de bolinhos prontos e pães integrais que as vezes eu utilizava, mas esse bolo com zero adição de açucar, eu realmente não gostei pois não senti o sabor das nozes devido ao fato de o MEU paladar ficar confuso devido ao excesso adocicado.
Para aqueles que gostam de doce, ele certamente será uma ÓTIMA opção, tá confuso, eu disse que não gostei porque treinei o meu paladar para não consumir tanto doce (eu acredito que paladar se educa, senão aqueles chineses não comeriam tanta coisa estranha - para nós) ou seja se pararmos para analisar paladar é cultural, o que nos leva ao treino, quem passa fome vai amar comer qualquer coisa, quem não está sendo privado de nada tem a opção de escolher o que vai comer, e o que fazemos? Ao invés de nutrirmos nosso corpo apenas jogamos para dentro dele vários lixos culinários. Por isso eu gostaria de convidar vc a ler as Informações Nutricionais de tudo o que consumimos.

É chamada informação nutricional está contida na tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, gorduras e proteínas, entre outros, por porção, e já existe na maioria das embalagens de produtos alimentícios industriais. A Informação Nutricional presente no rótulo de alimentos e bebidas é de responsabilidade do fabricante.
Alimentos Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?
Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição deste ou aquele nutriente. Assim, para ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão de nutrientes que possuam o açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose. É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer.

Alimento Light
O alimento light é o que  apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional.
Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.
Confusão é fácil de acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades

Eu sei que não tenho paladar para esses alimentos por isso estou a cada dia incluindo mais e mais alimentos naturais, só que em menores quantidades. Bora gentem, melhorar a nossa alimentação. E leia mais, leitura é uma ótima pedida...nem que seja apenas os rótulos dos alimentos....rsrs.
Em tempo quanto a gordura trans, nem todo alimento sem gordura trans é bom para a saúde, o azeite vegetal é 0 (zero) colesterol, mas se submetido a altas temperaturas (como a fritura por exemplo) aí babou, já faz mal para a sua dieta e para o seu corpinho......
Eu sei que você não vai bancar o babaca, e chegar na casa dos amigos dizendo...não como isso, não como aquilo porque estou de dieta..... você não deve abusar e só consuma o que você sabe que é feito com as devidas preocupações com higiene e saude.
Abraços enormes e Até amanhã.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Adelaide, os produtos com menos calorias tem seu apelo e mtas vezes a quantidade a menos de calorias desses produtos p/ um convencional é tão pequena que não vale a pena pagarmos beeeem mais por isso, eu vejo isso nas gelatinas, a diferença é mto pequena, ai eu consumo a comum mesmo. Mas vc tem toda razão ao dizer prá lermos os rótulos e comprar coisas que serão boas p/ nossa alimentação.
Bjs♥

Luciene publicou o comentário número:

Oi Adelaide,
As suas dicas são essenciais. Minha mãe, que adquiriu diabetes após os 60 anos, como pão sem adição de açúcar e outras pequenas delícias diet, como gelatinas, pudins e refrigerantes. Apenas prestamos bastante atenção na quantidade de sódio desses produtos diet ou light que costuma ser elevada. Daí é necessário cuidar para não acabar com a pressão arterial aumentada.
Bjs.

Paula... publicou o comentário número:

Adelaide amore...menina tá 'dificí' demais da conta! Com minhas pequenas em casa beliscando toda hora, eu indo pra cozinnha fazer lanchinhos gostosos...é bem complicado. Estou fazendo o que posso. Acho que vou passar a tomar sopa a noite, ja alivia e muito as calorias.

Tenha uma semana muito produtiva e feliz amiga.

Beijosssss.

Adriana publicou o comentário número:

Adelaide, parabéns pelo post, muito esclarecedor.
Beijinhos e sucesso

RENATA REIS publicou o comentário número:

OI AMIGA , PASSEI PRA TE DESEJAR UMA LINDA SEMANA, BEIJOS!!!

Casa Corpo e Cia: O jeito mulherzinha de ser. publicou o comentário número:

Acabei de postar sobre a dieta também. O importante é estarmos atentas ao que comemos e as quantidades.

Bjos e até mais!

LILIANE publicou o comentário número:

Adelaide
estou tentando me acostumar tomar cafe sem açucar
deu certo, mas pode ser coincidencia, mas fiquei com tanta dor no estomago e afta.
sei lá....
mas o sabor é diferente mesmo.
beijo



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias