HPV - vacina quadrivalente

Ontem eu fui a ginecologista para exames de rotina e levei  minha filha para sua primeira consulta. Minha consulta ocorreu primeiro, com exames e tudo mais. Quando ela chamou minha filha, achei muito interessante que a primeira pergunta da médica foi se ela queria que eu participasse da consulta ou preferia consultar sozinha. Como ela concordou que eu participasse, agora vou relatar a você (pois eu adorei a consulta - no meu tempo era um médico ginecologista - cidade de interior e quem falou a consulta inteira foi minha mãe) pois eu adorei toda a consulta. Como minha filha não tinha nenhuma reclamação especifica, além de cólicas. Com minha filha a médica apenas conversou, fez as perguntas de praxe que a minha filha teve que responder, pois a médica deixou claro que ali eu só poderia falar caso fosse solicitada, pois a consulta era da minha filha, e deu uma aula sobre doenças sexualmente transmissiveis, tratamentos e vacinas já disponíveis no mercado. Além é claro de fazer aquele papel de profissional portou-se como uma verdadeira amiga, disponível para conversar em caso de dúvidas. Deixou claro que não era para ficar perguntando prazamigas, se não falar com a mãe tem que ir conversar com a médica. E sabe que minha filha comprou a idéia. Saiu de lá falando: 
-Então mãe o dia que eu quiser você liga, marca consulta e eu entro sozinha né? 
eu concordei, e reforcei ou se vc quiser pode vir sem mim.
Uma coisa que ache muito interessante e quero dividir com vocês é a vacina quadrivalente previne de 4 tipos de câncer causados pelo vírus HPV
A vacina quadrivalente contra HPV é a única que protege contra quatro sorotipos do papilomavírus humano (6, 11, 16 e 18), responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% dos casos de verrugas genitais. A vacina também oferece proteção contra os cânceres de vulva e vagina. Atualmente, a vacina quadrivalente contra HPV é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos e está disponível em mais de 100 países fonte: aqui

Detalhe por enquanto ela só esta disponível na rede particular e são três doses de R$ 300,00 aproximadamente. Que fique claro essa vacina não dispensa o exame papanicolau e outros. É apenas prevenção para 4 tipos de câncer, apenas os que mais ocorrem, existem ao todo 16 tipos, identificados até agora. Essa vacina está indicada para mulheres dos 9 aos 26 anos, o quanto antes é melhor ,pois o ideal é ser aplicada antes do ínicio da vida sexual.

Como despedida a médica aconselhou minha filha a se divertir, sair com as amigas, ir a festas, cinemas, viajar e beijar. Deixar o namoro para mais tarde para a hora em que acontecer, não se preocupar com as pressões do grupo e quanto ao sexo, protelar o máximo pois sexo é algo que envolve muuuuita responsabilidade.

Quando estávamos saindo de lá perguntei a minha filha o que a médica tinha falado que ela não sabia, sim pois eu faço questão de conversar sobre vários assuntos com ela.
Ela respondeu:
-Que existe vacina para 4 tipos de câncer e que eu vou ter que tomar 3 vacinas muito caras. E riu.
É eu acho que acertei na escolha da profissional para atender minha filha. Não foi uma consulta, foi um chá de amigas com uma profissional alertando.
E você já se vacinou? Sabia da existência destas vacinas? Detalhe tem para homens também. Portanto se você está na faixa etária e ainda não o fez, se informe, previnir nunca é demais.
Tenha um ótimo dia.
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

samantha prata publicou o comentário número:

Eu conhecia a vacina porque sou da área da saude,mas infelizmente não é um tema debatido e o custo é muito alto,são poucas as pessoas que disponibilizam desse valor...eu mesma não tomei e confesso que nem devo tomar,quem sabe um dia o governo não disponibiliza ela na rede publica e nos tornamos mais protegidas quanto ao cancer...legal seu post e parabens pra medica,realmente boa profissional...bjs

Pepa publicou o comentário número:

Oi Adelaide, é a Vi, muito importante essas informações que voce postou, apesar de sexo ser muito difundido, não é difundido suas consequencias e responsabilidades.
Já sabia da vacina, e lamentavel que nem todas mulheres em idade fertil ainda não possam ter acesso a ela.
Bom que os filhos vejam os pais como pessoas que querem ajudar, que querem o melhor, isso cria uma confiança que pode impedir que pessoas mal intencionadas façam mal a eles.
Bom final de semana, beijos,Vi

martinha publicou o comentário número:

Olá Adelaide tudo bem? Sim sabia da vaciana, pois vi uma matéria no globo ciência há algum tempo, sobre o assunto,mas não sabia que homem poderia tomar tb! Linda a sua relação com sua filha, tomara q quando eu tiver o meu filho(a), eu saiba ser uma mãezona como vc, beijo e bom fim de semana:-)

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas publicou o comentário número:

Oi linda sempre passando boas informações, que bom a gente fica sabendo de muitas coisas bjsss querida e um lindo fim de semana Leila

Paula... publicou o comentário número:

Muito bem...eu não sabia dessa vacina...rs. O meu medo de vacinas assim, são as reações ou até mesmo alergias, é bem complicado!
Acho MUITO importante essa sintonia entre pais e filhos, comunicação é importantíssima no mundo que estamos...lindo exemplo amiga! Embora as minhas sejam pequenas faço questão que entendam que sou aberta a conversar sobre TUDO!

Abração querida.



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias