Dieta Coletiva - 0s motivos para beber leite todos os dias

Vendo o Programa "Detetives da Comida - no GNT"  e eles deram a dica do leite para a hidratação após a atividade física e eu que sempre fui adepta da agua, fiquei de cara ao saber que melhor que ela (a minha sagrada água) não é a mais indicada para estes casos, por isso fui pesquisar e trouxe o texto abaixo onde descobri várias outras maravilhas que este líquido precioso (sim pois tá tão caroooo....rsrsrs), pode fazer a nossa saúde. Ah! mas antes de sair incluindo na sua dieta o leite, avalie o nr. de caloria que tem por porção e coloque ele para substituir algum outro alimento, o mais indicado é o desnatado, que tem maior quantidade de calcio por porção. E saiba antes se você não tem intolerância a lactose (não quero ninguém reclamando de piriri depois...rsrs).

Porque adequar a quantidade de três porções de cálcio diárias pode trazer benefícios à sua saúde? É gostoso, prático e saudável, um alimento com um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. Devemos adequar a quantidade de três porções de cálcio diárias recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, pode trazer benefícios à sua saúde. Bons motivos para beber leite:

1) Leite ajuda a emagrecer - Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

2) Leite hidrata - Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro (desnatado) produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.

3) Leite ajuda no controle da diabetes - Estudos recentes mostram que o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite, pode afetar os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, podem atuar positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.

4) Leite ameniza as cólicas menstruais - um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia, sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam, porque o cálcio participa nos processos de contração e de relaxamento muscular. O estudo sugere que sem o cálcio, o músculo permanece contraído por um maior tempo, causando dores.

5) Leite é a maior e melhor fonte de cálcio - o leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido biodisponibilidade. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes.

6) Leite é um alimento completo e versátil - Além de conter proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, o leite é um ingrediente fundamental da gastronomia. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças.

7) Leite é um alimento seguro - Atualmente, a segurança do leite é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) utilizado nas embalagens longa vida, que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microorganismos.

8) Leite contém proteínas de alto valor biológico - as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

9) Leite ajuda a dormir melhor - O leite é considerado um boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insônias leves e moderadas. Esse aminoácido é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano. É por isso que para a insônia recomenda-se um copo de leite morno antes de dormir.

10) Leite é fundamental em todas as faixas etárias - o consumo do cálcio presente no leite traz benefícios para as pessoas em todas as faixas etárias. Para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea decorrente da idade avançada.

Texto na íntegra: aqui no site Vida e Equilibrio

Eu continuo na linha fazem 59 dias que não desanimei da academia (todos os dias segunda à sexta - e sábado/domingos caminhadas com o marido), ontem fomos caminhar na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba.....tá eu sei que não é uma atividade física...mas é uma forma de manter o corpo em movimento, caminhamos por 2h, depois fomos almoçar no restaurante vegetariano que amo "Green Life", saimos de lá e fomos caminhar na praça Osório, pois tinha uma feirinha de Páscoa, depois voltamos para casa. E ficamos nos deliciando com o ócio. Estou orgulhosa da família inteira, pois estamos seguindo o nosso propósito de saúde. Quanto ao leite, aqui somos consumidores assíduos, por isso reclamo do preço, como diz o marido se fosse refrigerente dava para comprar 2litros com o preço de um....rsrs.
Me conta você toma leite? O que você acha de alguns estudos passdos que falam que não deviamos tomar leite? 

Muita Luz e Paz!
Ótimo início de semana
Abraços

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Josy publicou o comentário número:

Oi Adelaide adorei esse post, muito informativo, eu tomo leite todos os dias, amo leite, e nunca ouvi dizer que não devíamos tomar leite, pois sempre foi falado que o leite é rico em cálcio e ótimo para os ossos. Enfim, todos aqui em casa adoram leite...bjocas querida boa semana

Apenas um lugar para ser ✿Lis publicou o comentário número:

Essa de que o leite ajuda a amenizar as colicas menstruais eu nao sabia.. Vou testar! Bom, eu adoro leite, tomo leite puro algumas vezes, mas geralmente coloco chocolate em pó ou Nesquik (coisa de criança..) :)

Parabéns pela sua dedicação às atividades físicas, eu ando meio preguiçosa, mas hj é segunda e pretendo praticar exercícios, principalmente pelos benefícios emocionais, sempre bom. =)

Obg pela sua visita e comentário!

Beijos e uma excelente semana!

Paula... publicou o comentário número:

Oi lindona!

Costumo dizer que aqui em casa tem bezerrinhas, me incluindo nessa. Bebemos MUITO leite, uma caixa(com 12 litros) nao chega ao final do mês, verdade! Meu marido adora beber antes de dormir, e eu a qualquer hora do dia. Tomara que eu receba todos os benefícios dessas 10 dicas!

Tenha uma linda semana amore, beijinhos.

patty publicou o comentário número:

Será? E leite com nescau conta???
Em todo o caso, é bom saber.
Bjs.

José Sousa publicou o comentário número:

Olá amiga Adelaide!
Gosto da forma que escreve os seus textos! Gostei e continue que eu venho. Quero convida-la a aparecer lá no meu blogue mais novo em:
http://transpondo-barreiras.blogspot.com

Um beijo e bela samana.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação publicou o comentário número:

Oi Dê!
Parabéns à família pelas atividades físicas! Super saudável!
Amiga, sou a favor do uso do leite espécie-específico e apenas no período de lactente; ou seja,leite de vaca para bezerro, leite humano para bebês, e etc). Mas esta é uma longa história e longe de mim provocar polêmica :)
Beijocas. Gosto muito de receber vc lá em casa, tá?

Neli Alves publicou o comentário número:

Amo leite de vaca em qualquer condição: com café, com achocolatado, quente, frio, gelado... hum... vitamina de frutas....
E fiquei surpresa em saber que leite ameniza as cólicas menstruais!
Pasmem: quando eu era adolescente, desde a primeira menstruação, minha avó não nos deixava tomar leite naqueles dias. Dizia que não fazia bem, além de tornar o odor da menstruação mais forte. De onde ela tirou isso eu não sei, mas sei que tomei muito leite escondido dela. rsrs. Que ela me perdoe, de onde estiver.
bjks



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias