Quando minha filha tinha lé seus 5 anos, pediu-me algo que na hora eu não poderia comprar, por não ter o dinheiro em mãos, ao que ela me lançou a seguinte pergunta:
  • Porque a gente não passa no banco e pega o dinheiro lá?
  • O banco minha filha funciona assim, você pega o dinheiro que recebe do teu trabalho e guarda no banco e assim quando você precisa você vai lá e tira. E como meu salário ainda não saiu eu não tenho dinheiro lá, se eu pegar dinheiro do banco, sem ter dinheiro meu lá, eles vão me cobrar a mais do que eu peguei. Entendeu?.
  • Entendi mãe, então o banco "vende" dinheiro.
  • E vende bem caro, minha filha. (respondi)
Lembrei-me deste diálogo que tivemos, ontem ao visitar o blog Conversa Avinagrada do Rogério Pereira, ele é lá de Portugal e como nós sabemos a Europa está vivendo um momento difícil, que ele relata muito bem. O interessante é que nós a alguns anos atrás éramos refém do FMI e vamos combinar gente que o dinheiro dessa instituição financeira é um dinheiro muito caro. 
Hoje temos ainda vários problemas e dívidas internas, mas o *risco Brasil está menor, melhorou a classificaçãode risco pela Standart & Poor's (saiba mais aqui). Eu pelo menos estou vivendo um pouco da nossa boa fase. Neste mês fica pronto meu apartamento, o primeiro empreendimento de uma construtora portuguesa no Brasil.  Sim as empresas de fora estão vindo investir aqui, gerando emprego e renda.
 Está é a vista da janela do quarto de minha filha.............sim tem um pinheiro no terreno do vizinho....rsrs E abaixo você vê a vista da Janela da sala. Eu não sei quando volto a morar em Curitiba, mas já estou me preparando para para este momento. E muitos brasileiros estão nesta mesma situação, de realização de sonhos, este é meu primeiro apartamento NOVO.


Tudo isso para dizer aos amigos portugueses que nós somos solidários a vocês sabemos bem o que vocês vivem no momento, mas existe luz no final do túnel, só não sabemos informar, onde está o túnel.....

*  O risco país é um índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro. 

Por vezes o dinheiro caro dos bancos é o único recurso disponível, mas o ideal é não precisar. Isso todos sabem, mas infelizmente a regra que vale neste mercado é da oferta e procura.

Desejo a todos um ótimo final de semana, afinal até que enfim chegou a sexta-feira.....uhu!!!
Muita luz e paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

17 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

ADAPTA - Arquitetura de Interiores & Adaptação de Ambientes publicou o comentário número:

Parabéns pelo apê!!!
Estou aqui à disposição para ajudar a deixá-lo lindooo!!!

Sonia publicou o comentário número:

Que coisa boa Adelaide, sua nova casa.
Mas, é verdade precisar do dinheiro do banco não faz bem para ninguém.
Porém, vou pegar outro gancho neste seu post. A importância de ensinarmos a nossos filhos, mesmo bem pequenos o valor do dinheiro. Com a facilidade de hoje, as crianças pensam que o dinheiro nos é dado pelo banco, nos caixas eletrônicos. Ou, se "não tem dinheiro paga com cartão".
Com isso muitos filhos exigem, sem entender, muito mais do que os pais podem dar. Gostei da forma como explicou esta nossa relação com o banco para sua filha, quando era pequena.
Esperamos que Portugal encontre logo sua luz no fim do túnel.
`Parabéns pelo novo ap, e quando for decorar não esqueça de fotografar.

Beijo, bom final de semana

Micheli publicou o comentário número:

Oi Adelaide,

Parabéns por essa conquista...pensa como será decorar tudo de um jeitinho seu sem ter que pensar que vai mudar logo, trocar de casa...muito bom.
Gostei da reflexão que você trouxe!!
Bjos

Ivani publicou o comentário número:

Oi Adelaide, vim retribuir a sua visita e conhecer o seu cantinho.
Seu blog é muito gostoso de se ver e ler.
Gostei muito como você conta as coisas do seu dia a dia.
Vou voltar muitas vezes...já estou te seguindo.
Bom final de Semana.
Bjs
Ivani

Josy publicou o comentário número:

Oi Adelaida querida primeiramente queria lhe parabenizar pela sua conquista, e qto ao que está acontecendo em Portugal é a mais pura verdade, ontem mesmo estava conversando com uma portuguesa pelo msn e ela disse que a situação está ainda pior por lá, mais do que aqui e eu lhe disse que já passamos muito por isso aqui, e para ter calma, mas creio que a crise está sendp no mundo inteiro. Vamos ter fé não é? Um lindo final de semana prá vc...bjos

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) publicou o comentário número:

Ô amiga! Um sonho quase realizado! Com vistas lindas!!
Parabéns!!!
Minha família é toda portuguesa, e isso mexe muito comigo...creio que tudo vá melhorar! E essa crise horrível paasará logo.

Beijosss

RENATA REIS publicou o comentário número:

adelaide, que delicia amiga, apartamento novo e com gostinho ser seu!!!!beijos, parabens pela realizacao, obrigada pelo carinho, beijos!

Néia Lambert publicou o comentário número:

Que coisa boa Adelaide! uma conquista maravilhosa, parabéns!

Beijos

Helena Pavan Guimarães publicou o comentário número:

Parabéns pelo apartamento...e que os Portugueses passem rapidinho pela turbulência por lá....
Beijo
Helena

Josy publicou o comentário número:

Adelaide querida passei por aqui só prá te falar que acabei de assistir o filme Um Olhar no Paraíso, lindo, adorei, e o final era o que eu esperava. Muito bom..bjocas bom final de semana querida

Carmen Ferreira publicou o comentário número:

oi querida
vim aqui conhecer teu cantinho e te convidar para o sorteio do meu blog... são delicadas flores de cabelo e headband...
passa lá e participa tá?
bjos

http://ensinandoatravesdaarte.blogspot.com/

Mayara publicou o comentário número:

Ô Adelaide, e bota caro nesse dinheiro! Com ese negócio do casamento to apertada de tl forma que ou pago a mais pro banco, ou pago a mais pra administradora do cartão de crédito, que dureza!!!! rsrsrs Em compensação, também comprei minha casinha novinha :) Meus parabens pelo apê, que vcs sejam muito felizes nele! E um ótimo fim de semana!

Adri's Artes publicou o comentário número:

Oi!! Meninaaa consegui chegar!! Eba !!!
Grata pela suas palavras o Colaborador do blog esta preparando muitas coisinhas novas pra postar sobre blog e etc!!Espero logo conseguir começar as aulinhas ahahahhaha!

Minha lista de coisinhas pra fazer esta repleta e tenho tido pouco tempo pra fazer tudo,mas eu estou me organizando pra conseguir dar conta de tudo!! ahahahah eu consigo eu achooo ahahahah!!

Menina as vezes não tem jeito senão correr lá para o banco!! Aqui em casa a gente já teme precisar de d!!

Bia Jubiart publicou o comentário número:

Oi Adelaide!

Que privilégio! Chico Buarque...

Fico feliz pela sua conquista da casa própria, a minha só consegui comprar há 3 anos, é uma sensação muito boa!
Meu esposo comentava que agora eu podia furar parede a vontade rsrsrs.

Realmente amiga, tenho amigas portuguesas e parentes, a Europa toda está em situação difícil financeiramente...

Beijos e um lindo dia p vc.

Beijooooooooooo

C. publicou o comentário número:

Nao é só PT que vive uma fase difícil, se bem que a Europa nunca foi tudo aquilo que sempre ouvi falar... é só vindo morar para saber...



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias