Higienização de frutas e verduras

Sou um ser humano que tem uma preguiça de lavar salada associado ao medo fóbico de bichos rastejantes....consegue imaginar??? É essa sou eu. Mas isso não é motivo para não consumirmos saladas. E como eu resolvo o problema acima? Simples faço tudo numa vez só....duas vezes por semana, ou mais...rsrs

Todo sábado tem feira livre na minha cidade, então eu compro as saladas mais frescas, pela manhã e ao chegar em casa higienizo tudo, Lavando em agua corrente folha por folha, depois coloco de molho por 5 minutos em uma solução própria para este fim. (não é propaganda, eu uso e gosto por isso estou contando para você)
Vai uma tampinha do produto para cada 2 litros de água. Após os 5 minutos, retiro deixo no escorredor e é só enxaguar em água corrente. Por mais que você lave muuuito bem, após deixar de molho você olha na agua e vê vários pontinhos pretos e as vezes bichinhos que a gente com a mão e olho nu não consegue retirar.

Deixo escorrer bem para só depois secá-las, como não tenho centrifuga de saladas, uso um pano de prato limpo, para secar suavemente cada folha....detalhe se minha filha vai secar as alfaces ela come mais da metade antes de terminar...rsrs Quando olho ela está mastigando, já faço aquela cara de...O que está acontecendo??? e ela responde sorrindo: - Ah, mãe eu só tô comendo as menorzinhas e mais bonitinhas.
E eu te pergunto: - Eu posso????kkkkkkkk
E acondicioná-las nesses potes plásticos, lembrando de colocar uma toalha de papel no fundo e outra na tampa para absorver a umidade, e levo a geladeira.
Assim tenho salada limpa e frequinha sempre a mão. A preguiça tem que ser vencida apenas uma ou duas vezes e não a cada refeição. Uma das maiores desculpas de quem não come salada é que dá muito trabalho. Mas vamos combinar que se você tem dois potes desses na geladeira, e na hora da refeição for só colocar no prato e temperar, torna tudo mais saboroso.

Você viu pelas fotos que temos ali 4 tipos de folhosos verde claro até o verde escuro, sabores do mais suave ao mais ardidinho. Gostamos de saladas bem variadas, que acompanhadas de uma porção de proteina e uma de carboidratos transformam-se em uma refeição completa rica em nutrientes.

Me conta você tem um método mais fácil do que o meu? Me conta pois adoro tudo que facilita as tarefas diárias. Ah! não vale o comer fora, que isso eu já faço aos finais de semana. E mesmo assim sou bastante critica com a parte das saladas. Mais salada??????

Quer saber mais sobre dicas de saúde e sobre a Dieta Coletiva? Clica aqui. Quer conhecer a idealizadora disso tudo? É a Clau Finotti então passa no Força de Expressão.

Muita luz e Paz!
Abraços

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

12 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Sonia publicou o comentário número:

Oi Adelaide, eu também faço como você. Lavo, higienizo e seco toda salada que vou usar, umas duas vezes por semana.
Salada limpinha, bem guardadinha na geladeira é tudo de bom.
Às segundas feiras, também costumo ralar algumas cenouras e beterrabas e acondicioná-las em potinhos bem vedados, depois junto à salada na hora de servir.
Estas pequenas dicas facilitam a nossa vida e conseguimos servir uma refeição saudável, sem perder muito tempo.
Um beijo e ótima semana

Juni Biscuit publicou o comentário número:

Obrigada pela dica do produto, vou experimentar.
Beijos, ótima semana.

Bibia Bueno publicou o comentário número:

Isso é realmente muito importante, esterelizar bem!

Beijocas! =^ᴥ^=
Bia

Imac by Artes publicou o comentário número:

Legal amiga!
Achei uma graça! Estou comendo as mais bonitinhas.
Faço a feira todos os dias na horta
mesmo assim higienizo as verduras.
Abraços e uma linda tarde.

C. publicou o comentário número:

Vou adotar o papel toalha dentro das embalagens plásticas, no demais é a mesma maneira que eu faco, e deixo em molho com vinagre. Nao sei se resolve muito com vinagre, mas...

Beijos

Beatriz! publicou o comentário número:

Boa tarde amiga.
Passei para fazer uma visitinha semanal. Agradecer por estar sempre postando coisas legais e deixar um pensamento:
As maiores conquistas resultaram de grandes sonhos desacreditados por muitos,mas que alguém acreditou até o fim. Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos. (Retirado da Net, Mas Gostei)rsrsrsrs.
Att.: Beatriz!

Josy publicou o comentário número:

Oi Adelaide querida eu sou como vc, esse processo todo uso aqui em casa tbém, nada mais gostoso do que vc pegar as folhas limpas e só temperá-las, e como vc, sou meio que desconfiada com os bichinhos pretinhos que aparecem qdo deixo de molho. Com a berinjela faço a mesma coisa, dou uma inspeção geral, tenho até uma lupa pra isso aqui em casa, que morro de nojo daquele bichinho da berinjela. Argh!!! sou muito minuciosa com os alimentos. Vc está certissíma....bjos uma excelente semana amiga

~♥TEREZA GRANATE♥~ publicou o comentário número:

Adorei viu, Adelaide!!!Eu também tenho uma preguiça....Mas é na cozinha em geral rsrsrsrs
Ótima dica!!!Beijos...ótima semana!

Duh Franzen publicou o comentário número:

Oi Adelaide
Eu lavo as folhinhas só qdo vou usar...mas gostei muito das dicas.
linda semaninha pra voccc
bjs

Néia Lambert publicou o comentário número:

Adelaide, também tenho pavor de bichos nas verduras, costumo higienizar tudo muito bem, comer sem medo melhora até o sabor do alimento.

Beijos

Aryanne de Moraes publicou o comentário número:

Eu também fasço a mesma coisa, só que coloco de molho por duas horas com 1 tampinha de água sanitária. Depois faço todo o processo só não enxugo com pano de prato, coloco na vasilha com papel toalha em baixo e em cima. Eu faço isso com tudo, limão, berinjela, manga, maça, pepino... Porque como tudo com casca então tenho que higienizar tudo isso. Uma vez por semana eu faço isso, dá um trabalho mas vale a pena comer tudo limpinho.
Bom começo de semana.
Beijocas...

Bicha Fêmea publicou o comentário número:

Oi, Adelaide! :)
Então... faço igualzinho a você, tão igualzinho que até o produto de matar bichinhos que você usa é igual ao meu... rsrsrsrs...

:*
Lidi



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias