Dieta Coletiva - Entrevero

No domingo aqui em casa foi o maior entrevero (calma amigas gaúchas - ninguém brigou), pessoas de outros lugares do planeta (leia-se: que não são do sul do Brasil)

Entrevero é um prato composto por diversas carnes e legumes, feito no disco de arado, (entendi: compliquei mais ainda, pois tem gente que acredita que disco de arado só se usa no preparo da terra, outros nem fazem ideia do que seja um disco de arado)

Vou tentar explicar:  Disco de arado é, uma peça usada em um equipamento para abrir sulcos na terra enquanto se prepara a mesma para o plantio. Até que teve um gênio que decidiu dar uma outra utilidade a peça em questão. E surgiu um equipamento cujo combustivo para aquece-lo é o álcool, o que o deixa muito econômico 1 litro de álcool dá para fritar 200 lambaris (pode ser qualquer outro peixinho pequeno que sirva como petisco) ou fazer um entrevero que serve fácil 10 pessoas. Só fiz estas duas experiências até agora, talvez consiga até fazer inumeras outras coisas.

Agora a história, sempre tem uma história.

Sobrinho vai casar e como na cidade onde moro tem uma vinicula, ele ligou falando que viria comprar os vinhos que serão servidos na recepção, aqui.  Aproveitando, passariam para uma "visita" - pensamos em fazer um churrasco - mas isso seria óbvio demais (todo mundo faz churrasco no sul....rsrs) - então decidimos tentar fazer um prato que meu irmão lindo, alto e negro - falava sempre e nunca tínhamos comido.

Enquanto eu pesquisei na internet, marido ligou para o cunhado dele, meu amado irmão Lindo, Alto e Negro.

Claro que avisamos as "visitas" que caso a experiência não desse certo teríamos que almoçar em um restaurante.....kkkk

Munidos de duas receitas, fomos ao mercado e fizemos a nossa moda. Ficou muito gostoso então vou passar a minha versão da receita, para que  você se inspire e invista em uma alimentação com mais verduras e saladas. 

Você vai precisar de:

100gr de bacon
100gr de linguiça calabresa
300gr de coxão mole
300gr de peito de frango
300gr de carne suína
4 tomates médios em rodelas
4 cebolas médias cortada em cubos grandes
2 batatas grandes
2 cenouras médias
folhas e talos de couve flor e de brócolis
8 vagens cortada em pedaços grandes
4 dentes de alho
Sal

Aqueça o recipiente e coloque o bacon para fritar, depois coloque a calabresa, depois as outras carnes, após uma primeira fritura acrescente o sal (foi + ou - 1 colher de sopa), deixe a carne soltar a agua, e afaste do meio, deixando as carnes nas laterais. Coloque as batatas, cenouras, os talos, tomate, alho e por último a cebola - deixe cozinhar as batatas (10minutos aproximadamente) e mexa misturando os ingredientes.

Tempo de preparo: 40 minutos
Acompanha arroz branco e uma salada de folhas.

Detalhe: você não precisa de um disco de arado como este da foto, pode usar uma panela bem grande. Presta atenção no volume. É de responsa....rsrs (esqueci de fotografar na mesa, rendeu uma travessa grande cheia e a apresentação ficou linda) E o sabor?? É deliciosos.

Ah! O arroz branco e a salada, por mim são dispensáveis, mas para aqueles que gostam de algo mais na apresentação...fica a dica.

Sei você percebeu que eu me esforcei para transformar uma reunião familiar em um momento a mesa com consciência alimentar??? Estou tão orgulhosa de mim.....rsrs Sei que bacon e calabresa são altamente calóricos mas a função aqui era apenas dar um realce no sabor e as quantidades foram minimizadas.

Desejo-lhe uma semana repleta de alegrias, e realizações.
Muita Luz e Paz!
Abraços 


P.S.: Acho que meu autoritarismo me condena, outro dia minha filha falou o seguinte, sobre meu relacionamento com meu irmão (ele é igual a mim - só que essencialmente carnívoro):
- Mãe aqui em casa até o Tio Berê (Aimberê) come salada!!!!!!

Eu:
-Aff

Tá pensando em vir me visitar???Já sabe aqui rola verduras e salada, e pela forma que ela fala, parece que eu amarro as visitas à mesa e enfio guela abaixo a alimentação saudável.......kkkkkkk Não é assim eu até tento agradar, e fazer conforme as pessoas gostem, mas faço o que gosto também.

Dois pedidos
1 - quer saber mais sobre saúde, clica aqui e confere no blog Dieta Coletiva lembre-se dieta não é apenas para emagrecer é para ter mais saúde.

2 - Cuide da pessoa mais importante para você (você mesma - só estando bem você poderá doar-se ao outro)

Abraços




Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Já comi iguarias feitas em disco de arado, yessss, e sei o que é isso,rsrs.
Parece que ficou divino seu Entrevero, não conhecia, gostei de aprender mais uma com o blog.
Bjs

Néia Lambert publicou o comentário número:

Parece ter ficado mesmo muito bom! Um entrevero desse eu também iria gostar!

Beijos

Chris Ferreira publicou o comentário número:

Oi Adelaide,
nunca provei esse prato! Parece delicioso! Adorei conhecer e quero provar quando tiver oportunidade!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Chris Ferreira publicou o comentário número:

fiquei tão entretida com o entrevero que esqueci de responder seu comentário...rs....
Adorei as histórias da Páscoa que vc contou.rs.... Eu também adoro! Sua irmã vai ser muito bem vinda! ;)
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Aaliyahrj publicou o comentário número:

Já vi que você também é adepta a cozinha experimental. rsrsrs
Ainda bem que deu certo!
Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!
bjoks

Márcia publicou o comentário número:

Oi Adelaide!!
Hummm devia estar uma delícia!
E obrigado pela receita!
Muito bom seu blog!!!
Vou acompanhar também!!
Bjinhos!!!


Márcia

arte da sadhia publicou o comentário número:

amiga querida adoro esse tipo de comidinha ..é sempre mnuito vbem vinda aqui amei a sua viu querida ...hoje tenho saladinha de salmão para vc bjão

Mayara publicou o comentário número:

Oi! Acho que não vou fazer, não deve ter a mesma graça sem disco de arado rsrsrsrsrs Mas parece uma delícia, fiquei com água na boca! Um abraço!



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias