AVC Isquêmico e as escolhas que fazemos...

Papo de domingo durante o almoço.
  • Marido: Filha, se você gosta tanto deste restaurante (vegetariano), deveria vir durante a semana com suas amigas para comer mais saudável.
  • Filha: Pai, as meninas não gostam de mato, elas comem carne e carboidrato, sem nada verdinho junto.
  • Marido: É filha, mas veja você, a gente come frutas, alho, cebola e no meu trabalho pessoas mas novas do que eu tomam remédio para pressão arterial. E eu com o histórico familiar que tenho já era para estar na mesma, mas eu sei que é a alimentação que está me ajudando nisso.
  • Filha: Então pai, agradeça a Mãe!
  • Filha: Obrigada mãe!
Eu ali só rindo do desfecho, isso é para te contar que somos exemplos para os filhos, não adianta você ficar fazendo um monte de frutas e verduras, se quer que seu filho coma sozinho, sem ver ninguém comendo. 

No sábado passado, Mamãe ficou falando de forma desorientada e minhas irmãs correram com ela para o hospital, ela teve um AVC - depois de medicada e controlada a pressão arterial, ela está bem. Ontem á tarde estive com ela, está falando bem, caminhando - diz não se recordar de nada do que ocorreu. Então nesta semana estarei passeando pelos consultórios médicos - vamos novamente ao cardiologista, neurologista, e etc. 

Deus a fez renascer nesta noite de 26 de maio de 2012. E nós vamos tratar de cuidar mais ainda dela e de suas escolhas. O papo que eu te contei acima, é sobre o que eu faço aqui em casa (escolhas saudáveis), e deixo bem claro para minha filha - que existe o SUICÍDIO alimentar, pois a escolha errada de alimentos também é um suicídio. O estresse também é determinante. Mas tudo isso eu só posso fazer por mim, cada um faz as suas escolhas (inclusive nossos filhos - mas cabe a nós orientá-los para que saibam o que pode acarretar um escolha errada). 

Reveja as suas aí, até que ponto você quer fazer todos que te amam sofrerem? Pois o sofrimento decorrido de um caso de saúde, é muito grande, e não adianta culpar Deus, quando o que motiva são as escolhas. Sim, minha mãe fez algumas escolhas, como ter sido fumante por várias decadas, parou fazem mais de 15 anos, mas .... a gente quer que ela faça escolhas corretas, mas ela fala que a mãe dela viveu até 90 e... comendo de tudo então ela também pode.... Eu não brigo pois sei que são escolhas...

Cuide da sua alimentação e relaxamento mental, evite ao máximo aborrecimentos fúteis - seu corpo e sua mente são a sua saúde. Abaixo vou deixar a informação, tirada da net, sobre o que é um AVC - quando possível virei contar o que soube através dos Médicos com os quais estarei conversando, afinal Dieta Coletiva é uma busca pela saúde e a melhor forma de ter saúde é nutrindo nosso organismo com aquilo que faz bem.

Tenha uma ótima semana!
Abraços

AVC Isquêmico

Nesses casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreensão, perda da sensibilidade nos membros e do equilíbrio se desenrolam em poucos minutos e vão piorando ao longo das horas. A falta de irrigação no cérebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou até meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente. Dependendo da causa da obstrução, os isquêmicos podem ser de três tipos:
1. Trombótico - aqui o causador do entupimento é um coágulo formado numa artéria que irriga o cérebro devido à arterosclerose. Responde por 60% dos casos.
2. Por embolia - Em 20% dos casos o coágulo foi formado em outra parte do corpo e viajou até obstruir alguma artéria que leva sangue à massa cinzenta ou que fica por lá.
3. Insuficiência circulatória - aqui o problema é uma falha no coração, que deixa de bombear sangue corretamente levando à deficiência de circulação na cabeça. Isso explica por que um ataque do coração pode levar a um AVC.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Néia Lambert publicou o comentário número:

Oi Adelaide, você tem toda razão, é preciso cuidar da alimentação, do bem estar físico e emocional para que tenhamos uma boa qualidade de vida.
Desejo que tudo fique bem com sua mãe, ótima semana a todos da família.

Beijos

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Vc esta super certa.
Que bom que sua atitude rendeu bons frutos.
Que lindo o reconhecimento por parte da sua filha.
Bjs

Mayara publicou o comentário número:

Oi Adelaide, seus papos sempre fazem a gente pensar muito. Eu tenho cuidado muito melhor da minha alimentação, e essa semana já estou de nutricionista marcada :) Melhora para sua mãe e muita força pra vocês. Um abraço!

Duh Franzen publicou o comentário número:

Oi Adelaide tudo bem?
Ainda bem que tudo não passou de um susto com sua mãe, e agora é só cuidar bem dela.
Concordo qdo diz que existe 'suicidio' alimentar, a escolha errada da alimentação leva as pessoas cada vez mais jovens a ter doenças de idosos.
Belo post amiga...Gostei muito desse alerta!
Ótima segunda
Bjinhos

Mamãe Arteira publicou o comentário número:

Oi, passei pra dar uma espiadinha nas novidades e te desejar uma semana produtiva cheia de paz. Um grande abraço

Bia Jubiart publicou o comentário número:

Ade, amei o termo "suicídio alimentar", estou em dia com a minha caminhada e alimentação idem... Faço questão de cozinhar, as vezes faço até á noite p/ adiantar os meus trabalhos (que são muitosssssss), mas vale a pena e é claro que por tabela também contagio a família...

Tenha um dia iluminado!

Beijão e melhoras p/ a mamãe!

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Adelaide,
Espero que sua mãe esteja bem melhor. E parabéns pelo exemplo que está dando a sua filha. Também acho que nos alimentamos através dos exemplos dados pelos nossos pais. Ontem mesmo estava conversando com minha mãe sobre isso, pois eu ia muito na casa da minha avó e lá ela comia muita coisa natural e até hj adoro. Vamos cuidar da alimentação e deixar de se estressar com bobagens.
Beijos
Adriana

patty publicou o comentário número:

Adelaide, eu sustento que há os carnívoros e os vegetarianos. Eu sou totalmente carnívora, eu não consigo mastigar uma alface. Meus pais não são tão radicais, mas estão na casa dos 70 sem nenhuma internação. Nós tratamos tudo em casa, com chá. Comida saudável, para mim, é comida CASEIRA: tempero fresco, da horta, nada de tempero misturado ou comida com aditivo químico (ou seja, nada de Arisco, Miojo, caldo Knorr molho de tomate enlatado e outras coisas). Nem margarina eu como. Bjs.



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias