Gravidez na adolescência...

- Mãe, sabe o que eu acho pior na hora que alguém fala que nasceu quando sua mãe tinha 15 anos??

- Não!

- É que a pessoa sabe que não foi desejada. Ela nunca vai ter dúvida, pois ninguém com 15 anos planeja engravidar... ou seja ela foi uma gravidez indesejada.

- Sei filha, mas você já parou para pensar que não querer engravidar, não significa não amar?

- É o meu caso, você fala que não queria engravidar - mas me ama.

Esse diálogo ocorreu com nós duas deitadas em minha cama, abraçadas, num momento carinho. Aí eu comecei a contar para ela o quanto ela mudou minha vida. Que quando me vi gravida, eu  e o marido - planejamos a vida dela todinha até os 07 anos. Mudamos a alimentação, a limpeza da casa, diminuimos as noitadas e o consumo de bebidas alcoolicas, as viagens não eram mais tão frequentes e sempre levavamos em consideração barulhos e conforto. Começamos a ser saudáveis, antes eramos inconsequentes, agora tinhamos que viver muito mais, para ve-la crescer e ser feliz.

Aí ela falou:
- É mais você NÃO queria ter filhos!
- Engano seu, eu queria ter filhos, já havia até planejado - se eu não me casasse ou tivesse um parceiro para dividir este planejamento - já estava decidido - por mim e sua madrinha (minha irmã Gioconda) que adotariamos uma menina e educariamos juntas (coitada dessa criatura....rsrs) Quando decidi que você viria ao mundo foi algo como: Então tá - vou adotar essa que Deus está me mandando.

Minha irmã é madrinha da minha filha desde o momento em que soube de sua pré-existência. (pré-existencia: é por sabermos que iria acontecer só não sabiamos como, nem quando...rsrs).

Tínhamos uma amiga que trabalhava em um abrigo para órfãos, e quando nos reuniamos para celebrar algo e no bate-papo eu acabava por soltar um:
- Eu não vou engravidar, nunca!
Ela falava que não precisava, quando aparecesse um bebê lá, ela iria colocar na minha porta, só para eu não conseguir dizer não. Mariza, sempre falava que bastaria eu ter um bebê em mãos, sob minha responsabilidade, que isso iria mudar. Eu nunca acreditava, afinal esse era o papo após algumas cervejas, mas veja você quanta sabedoria. Bastou ter minha filha para um milagre ser feito em minha vida.

Ela nasceu quando eu tinha 27 anos, já estava casada a 07 anos, havia viajado, dançado, beijado, passado noites em claro na gandaia - enfim havia vivido e me divertido.

Achei interessante colocar aqui o ponto de vista dela, sobre gravidez na adolescência, dito assim com suas palavras - parece mais fácil para ilustrar algo que os estudiosos não conseguem fazer os jovens entenderem. 

Uma coisa que sempre digo, é que filho não quer dizer que você não é homosexual (conheço pais de familia que tem relacionamento homosexual). 

Por isso aos meninos tá na hora de afirmar que ter filhos não significa ser macho, significa que não sabe fazer sexo com segurança.

Filhos não são para receber pensão alimentícia, são para se dar carinho e amor. São milagres que se apresentam em sua vida e exige que você reestabeleça suas metas. O que requer responsabilidade.

Eu sei que agora estou começando a ver meu bebê crescer intelectualmente. Ter suas próprias idéias, expor sua forma de pensar. Isso me realiza. 

Esse dialogo vem para ser parte da semana que gostaria de dedicar as mães, a todas as mães. Pois não cabe a nós reles mortais julgar quem quer que seja. Apenas temos que amar e zelar por quem queremos bem.

Muita Luz e Paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

11 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Sua bebê tem ideias bem maduras e soube, como ninguém, traduzir um dos muitos problemas da gravidez na adolescência.
Um bebê assim concebido vai ser amado, mas o caminho tb vai ser bem mais tortuoso, não deve ser fácil.
Ontem mesmo repetia aos meus filhos o discurso que minha mãe me dizia: estude muiiito, tenha uma profissão, um bom marido ou esposa, uma casa, uma estrutura...prá só depois ter filhos. Parece suuuper careta, mas as chances de dar certa serão maiores, é assim que eu penso.
A fotos das suas mãos ficaram parecendo com a pintura de Michelangelo.
Bjs

Kinha publicou o comentário número:

As ideias da sua filha mostram que você está no caminho certo no que concerne à educação dela.

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) publicou o comentário número:

Comecei a ler, e meus olhos ficaram marejados de lágrimas(ainda tô sensível...rs).

Por que é tão difícil ter essa consciência, quanto as responsabilidades com uma vida?! Por que em meio a MUITOS, pouquíssimos desenvolvem essa responsabilidade?!
Talvez porque nem todos tem o privilégio de nascer em um lar aberto ao diálogo constante e aberto.

Essa foto é de comover!

Lindo post Adelaide!

Abração

Aaliyahrj publicou o comentário número:

Tive meu filho com 18 anos. Às pessoas sempre dizem: foi uma gravidez indesejada! Mas eu corrijo: Foi uma gravidez não planejada, mas a partir do momento q decidi assumir, foi muito, mas muito desejada!
Bjoks

Celena publicou o comentário número:

Que post lindo Adelaide. Tem uma tag lá no meu blog pra vc, participe vamos nos conhecer melhor. bjs.

Turquezza publicou o comentário número:

Que lindo Adelaide! Sentimento puro seu e sua filha. Parabéns.
Beijos.

Bibia Bueno publicou o comentário número:

Que legal sua filha aprendendo a raciocionar e relacionar, tão bom isso!!!

Beijos

Mayara publicou o comentário número:

Oi Adelaide, esse post me fez pensar um monte de coisas rsrsrs Eu não tenho vontade de ter filhos, e as pessoas sempre me olham com uma cara de choque quando digo isso: é como se não querer ser mãe me transformasse em uma pessoa mais cruel, ou, talvez, meia pessoa. Com relação a gravidez indesejada, creio que nenhuma menina de 15 anos escolheria isso, mas, penso que não é uma questão que afete tanto ao filho: minha mãe tem 5 filhos, todas as 4 gravidezes inesperadas,o único realmente escolhido foi meu irmão mais novo, que foi adotado e acha um barato dizer pra gente q ela só queria de verdade ter ele rsrsrs O fato é que, esperados ou não, os filhos tem que ser amados e cuidados - coisa que eu acho difícil para pessoas egoístas ou irresponsáveis. Enfim, falei demais, fico por aqui. Um abraço!

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Adelaide,
Hoje pelo que estou notando é o dia de ler posts que nos encham os olhos de lágrimas. Que post mais lindo. Falou tudo! Não é uma gravidez planejada mas sim muito amada. Tem razão quando vc fala isso. Pode nem planejada mas acontece e passa a muito querida e amada.
Parabéns pelo post.
Beijos e feliz dia das mães
Adriana

Anônimo publicou o comentário número:

Boa noite minha linda Pérola Adelaide.
Amei seu texto, seu papo com sua filha.
Parabéns, admiro mulheres que pensam assim...
Aproveito para avisar que enviei um email, depois dê uma olhadinha por favor.
FELIZ DIA DAS MÃES, COM MUITAS BENÇÃOS.
SAUDADES...
Bjokas...da Bia!!!

Aaliyahrj publicou o comentário número:

Feliz Dia das Mães!

___________888888__________
___8888___88888888___8888__
__888888_8888888888_888888_
__888888888888888888888888_
__888888888888888888888888_
___8888888888888888888888__
____88888888888888888888___
______8888888888888888_____
________888888888888_______
_____________**____________
__####______**______####__
#######____**____#######_
_#######___**___#######__
___######__**__######____
______#####_**_#####______



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias