Momento Chef

Sabe sou adepta da culinária saborosa e sem grandes mistérios, quanto mais saudável melhor, o que não quer dizer, de forma alguma, que eu não faça incursões no mundo calórico ou nada saudável (afinal não é nada fácil manter esse corpo acima do peso, vamos combinar, sem neuras, fazemos o possível).


Outro dia no meu momento "Dona de Casa", via a Ana Maria Braga ensinando uma receita de Músculo Cuba Libre, o que me chamou a atenção foi a carne usada - que não é carne nobre - e vamos combinar nem todos podem comprar mignon todos os dias (eu só consumo carne 2 vezes na semana e olha lá, por preferirmos comer mais legumes e vegetais - questão saúde). Receita na mão eu fiz, amei, super aprovadissimo por toda a família.
 Foto péssima, nem lembrei de montar um prato bonito para fotografar.
Mas ficou delicioso.

Usei a carne recomendada. Então, pensei: - Deve ficar boa com carne de porco, para depois, desfiar e fazer comidinha de boteco.
E fiz com lombo suíno também, no almoço ele foi em postas para a mesa, e no jantar de sexta-feira incorporou uma alma boemia, fiz desfiado com pão francês, e temperinho verde. Ficou uma delícia! Com uma cervejinha para acompanhar.....aff!!! 
a dieta é só de segunda a sexta de tarde.

Músculo Cuba Libre (receita Mais Você)
  • ½ kg de músculo cortado em medalhão
  • alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/3 xícara (chá) de rum - usei cachaça
  • 1 lata de refrigerante Coca-Cola (350 ml)
  • suco de 1 limão
  • sal a gosto

modo de preparo

1 - Tempere ½ kg de músculo cortado em medalhão (com +/- 10 cm de altura) com alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto.
2 - Com 4 pedaços de barbante com 20 cm cada, amarre toda a borda de cada medalhão para que mantenham o formato redondo. Empane na farinha de trigo e depois retire o excesso.
3 - Numa panela de pressão doure os medalhões de músculo dos dois lados (de 8 a 10 minutos).
4 - Depois com uma concha com 1/3 xícara (chá) de rum ateie fogo e despeje COM CUIDADO na panela de pressão para flambar os medalhões. eu não tinha rum usei cachaça
5 - Assim que o fogo apagar adicione 1 lata de refrigerante (350 ml), suco de 1 limão e sal a gosto, tampe a panela e quando pegar pressão conte 30 minutos. Desligue o fogo e retire a pressão da panela. Retire a carne e sirva em seguida com arroz e uma salada.

Agora o lado ruim.....
Cade meus serviçais para lavar esta panela???? E daí, foi um tal de: - pegar uma embalagem descartável e retirar às colheradas o excesso de molho (que fica meio agridoce - e embora nos tenhamos comido bastante, sobrou esse tantão), colocar no lixo organico, depois folhas e folhas de papel toalha para retirar bem e só depois a esponja e sabão. Eu evito ao máximo colocar gordura ralo a baixo, afinal a contaminação vai toda parar em nossos rios .......

Gente ainda da tempo de testar a receita. Você pode confiar que marido é bem exigente e adorou. Eu como sou quase vegetariana total - gostei. Ele fica com uma apresentação fantástica.

Muita Luz e Paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

18 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Sonia publicou o comentário número:

Olá Adelaide, eu vi esta receita na Ana Maria e achei boa. Mas, agora com sua aprovação vou experimentar, pelo jeito fica com ótimo sabor. Gostei da versão comida de boteco, ficou com ótima apresentação.
Tenha uma ótima sexta feira.
Beijos

Daisy publicou o comentário número:

Bom dia amiga, que delícia, fiquei com a boca cheia de água, passei para desejar um final de semana abençoado. Bjs Daisy

Turquezza publicou o comentário número:

Oi Adelaide!
Sabe, eu não gosto das comidas da Ana Maria, são gordurosas e ela usa muita coisa que eu não como.
Não bebo refrigerante de jeito nenhum,não gosto.
Músculo eu gosto e uso na sopa, refoga ele deixa bem dourado, coloca os legumes e fica uma sopa deliciosa.
Não como carne de porco.
Não sou fresca rsrsrs como de tudo um pouco, mas gosto de comidinhas saudáveis. Para depois meter o pé na jaca: comer meus bolos deliciosos !!!!!
Para limpar a panela basta tirar a gordura, jogar fora e colocar bicarbonato de sódio com água e levar ao fogo, solta a sujeira toda! Depois lava normal.
Bom finde.
Beijos.

Tatá publicou o comentário número:

Também estamos na fase de diminuir o consumo de carne lá em casa, mas no RS esse é um hábito da nossa cultura: churrasco.

Eu já não como carne de porco, mas acho que toda receita é uma reinvenção né? A gente pega o que mais gosta e faz umas adaptações.

--xx--

P.S: Eu já conhecia POA, mas não pra andar sozinha. Tenho certeza que quando você vier pro RS vai adorar. Também quero conhecer Curitiba ainda, pela internet vi lugares lindos.

Bjs

Lílian Almeida publicou o comentário número:

noosssa , me deu água na boca !
E é isso mesmo, evitar ao máximo deixar a gordura ir ralo a fora, rsss, tb. faço como você !
Tenha um fim de semana bem gostoso, e muita paz no coração !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
Beijo no ♥ !

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Que receita deliciosa, fácil e barata...o que é mto bom.
Bjs

patty publicou o comentário número:

Eu jogaria a panela no lixo. Ninguém merece. Aposto como a Ana Maria não lava panelas.

Néia Lambert publicou o comentário número:

Adelaide, gostei da receita, fiquei apenas, ao final do seu texto, pensando na bendita panela suja, mas já peguei a dica de um comentário acima, rsrs.

Beijos

Tays Rocha publicou o comentário número:

Adoro receitas assim bem práticas, quero testar. Amo carne de panela e aqui tbm não tem carne todos dias, consumimos frango 2x na semana, 1x carne, 2x massa e 1x ovos ou peixe. Equilibrar é preciso né? Ajuda o bolso e a saúde!

Beijos querida e bom fds ♥

Faniquito publicou o comentário número:

Eu adooooro carne...pode ser da nobre da pobre, não tem problema pois não faço distinção !!! hehehe E amo comer e do jeitinho q vc disse não precisa ser complicada prá ser gostosa.


Beijinhos

Ana

Ioana-Carmen publicou o comentário número:

you and your blog are stunning!
Do you think we can follow each others blog? :X

FashionSpot.ro

Mayara publicou o comentário número:

Oi Adelaide, eu tinha achado a receita linda, mas depois dessa panela, só no dia que a faxineira vier para testar rsrsrs Um abraço e boa segunda feira!

Arte em Crochê publicou o comentário número:

Oi Querida
Vim conhecer seu continho e te convidar pra conhecer o meu, lá vc será muito bem vinda
http://www.artespriess.blogspot.com.br/
Estou te esperando
Bjus Dani

Veronica Kraemer publicou o comentário número:

Adelaide querida, que delícia de receita, ameiiiiiii!!!
Com cerveja então, me deu muita vontade! rs
Obrigada por compartilhar esta maravilha!
Bjosssssssssss pra ti
Vero

penyuluh perikanan publicou o comentário número:

first visit,
I want to get acquainted with your blog, because I like this blog, its news is very good, professional, and helpful, everything is cool and beautiful, I love this blog, and I will follow and hold #439#
I would be happy if you accept this introduction, and followed back to the way I do it to you
Greetings from Indonesia
fisheries extension
awaited and thanks
http://penyuluhpi.blogspot.com/search/label/BUDIDAYA

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Hummm...deve ficar mesmo uma delicia. O chato é só ter que lavar depois. Detesto lavar panelas, mas deixo de molho até ficar menos coisas para lavar.
Beijos
Adriana



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias