Novos sabores

Sou curiosa, quando viajo adoro, comer os pratos regionais, ver o que gosto e aquilo que é uma questão de adaptar ou educar o paladar. Mas nem sempre posso viajar, para esse tipo de descoberta. 

Então, na sexta-feira passada, recebi a visita de um sobrinho, que ficou alguns dias conosco, o Fellippe, é claro que saímos fazer passeio "tipo turista" em Curitiba. E no centro da cidade está sendo realizada uma feira na praça Osório, com barracas de artesanato e comidas regionais. 

Tem comidas de diversas partes do mundo (almas já conheço de décadas). Mas a que me chamou a atenção em especial é de sabores da Amazônia. E claro que convidei marido e sobrinho para provarmos. Gente eu sempre tive vontade de saber qual o gosto do Tacacá, mas claro não iria encarar a aventura sozinha. 

Marido dando uma de modelo de mãos, para que você possa ver o que é. Bem acompanhei a montagem e vou te contar o que vi:
- Foi colocado um pouco de goma, uns camarões avulsos e um caldo quente que tem uns verdinhos cozidos, e nos entregou, juntamente com um palito de picolé..... Imagina a cara de espanto vendo uma cumbuca de sopa para tomar com palito de picolé.......kkkk

Saboreamos conforme tínhamos visto na TV....siiiim, já vi em alguns programas que mostravam que vende muito no Pará, falava que é maravilhoso....mas sabe como é TV não tem cheiro, quisá sabor....rsrs

Gente é um verdadeiro levanta defunto, uma  cumbuca destas após uma noitada na vida, bebendo.... faz recuperar rapidinho, eu imagino.....rsrs. Eu comprei um e dividimos por 3.....afinal toda cautela é pouca com um sabor diferente.... e, embora seja quente a sensação na língua é geladinha, tipo bala de hortelã.....

Aprovei, mas não conseguiria tomar um destes inteiro, de jeito algum....é bem forte. Mas saboroso. 

E você tem provado novos sabores da vida. Ou continua no mesmo sabor de sempre???


Muita Luz e Paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

13 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Quando fui a Belém eu provei tacacá e amei. Eu adoro provar comidas que não conheço. Só fico meio tensa quando estou viajando. E só mesmo agora depois que passei na minha última viagem. Como eu como de tudo lá estava eu nos EUA almoçando comida Vietnamita e jantando comida tailandesa. Resultado: enxaqueca braba no dia seguinte. Mas é que juntei duas cozinhas muito fortes e com muita pimenta e amendoim. Mas não me furto de provar comida alguma. Tanto que ainda na mesma viagem comi comida mexicana e algumas gororobas americanas bem direrentes..r.srs...
Beijos
adriana

Rogério Pereira publicou o comentário número:

Quando lhe passar receita,
terei o cuidado
de explicar direitinho
o que meto no cozinhado

A foto está estupenda...

patty publicou o comentário número:

Oi Adelaide! Eu sempre digo que já esgotei o número de coisas que posso provar. por falar nisso, veja a coincidência: estou no Pará! Bjs.

patty publicou o comentário número:

Oi Adelaide! Eu sempre digo que já esgotei o número de coisas que posso provar. por falar nisso, veja a coincidência: estou no Pará! Bjs.

Zizisantos publicou o comentário número:

Adelaide,
eu me privo dos sabores, porque sou meio vegetariana.
Nesse prato que você comeu leva camarão. Nào posso.
Mas vejo que você pode degustar de tudo, entAo saboreie por mim! rsrsrs
A culinária brasileira é bem rica de sabores e cores!

bjos
Zizi

Selene publicou o comentário número:

Provar um prato novo é sempre um prazer.

Beijinhos

Palavras Vagabundas publicou o comentário número:

Adelaide,
sempre acho que a metade da aventura de viajar está em provar novos sabores, mesmo que seja pertinho de casa.
bjs
Jussara

Josy publicou o comentário número:

Nunca provei esse prato Adelaide, dizem que é muito gostoso e que essa tal verdurinha da uma amortecida na lingua né.Conheço umas pessoas que precisariam um caldeirão pra amortecer a lingua kkkkk
Bjocas miga

Lia Gloria publicou o comentário número:

Adelaide!

Quando vi a foto do tacacá, corri pra ver rs
que bom que gostou, fico feliz!

bjs

Mayara publicou o comentário número:

Eu nunca vi na TV ia passar a maior vergonha com o palito rsrss

Lorena Aquino publicou o comentário número:

Olá Adelaide!

É a primeira vez que visito o seu blog. Vi o link da Fernanda Reali no Face e corri pra cá. Você está falando de uma coisa que eu simplesmente AMO! Tacacá...huuuuummm. Sou de Manaus e tomo tranquila uma cuia (é como chamamos) dessas cheinha! Uma delícia. O ruim foi que aconteceu uma verdadeira tragédia...fiquei alérgica a camarão. Agora só posso tomar se tomar um antialérgico primeiro...mas como estou grávida, ainda vou ter que esperar alguns meses para poder tomar de novo.
A folhinha que vem no tucupi (que é o nome do caldo)é o jambu. Deixa uma deliciosa sensação de dormência na língua. E eu tomo sem goma, que é usada para tirar a acidez do caldo, mas não gosto muito.
Espero que vc venha algum dia em Manaus e experimente outros sabores. Por que se você gostou do tacacá imagina de váááárias outras coisas diferentes que nós temos! Só venha preparada para o calor...pq o calor...é de matar!
Gostei muito do seu blog!
Um abraço!

monica ventura publicou o comentário número:

É a primeira vez que visito o seu blog. Vi o link da Fernanda Reali no Face e corri pra cá. Você está falando de uma coisa que eu simplesmente AMO! Tacacá...huuuuummm. Sou de Belém e gosto muito mas não consigo tomar uma cuia das grandes,a ia me esquecendo moro em Portugal a muitos anos,ano passado estive em Belém e matei a saudade de todas as comidas típicas kkkk são comidas fortes meu marido é português e adora maniçoba não sei se conhece e no género de uma feijoada leva muitas carnes mas tem que cozer 7
dias no Pará tem coisas assim exóticas mas muito boas.
No tacacá fica se com a boca a arder devido o caldo que é tucupi e o verdinho que é o jambu.
Beijinhos e vem me visitar tenho um blog onde mostro um pouquinho daqui e das coisas que faço.

Elaine Lobato publicou o comentário número:

Amo tacacá, Adelaide! O verdinho é jambú, ele junto com tucupi dão essa sensação que vc descreveu na Língua!
Aqui em Belém, também tem pizza, arroz e lasanha com os mesmo ingredientes do tacacá Jambú , camarão e tucupi
na BC esmalte & Gula eu comi a Pizza
http://elainelobato.blogspot.com.br/2011/10/esmalte.html
Amo tacacá e as variações que foram surgindo com esses ingredientes!

bjss



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias