Eu congelo.........

Eu sei que não sou muito fã da praticidade dos congelados, mas atualmente tenho feito algumas comidas a mais e tenho congelado.  Eu sou talvez, a única pessoa que compra a menor couve flor, ou o menor brócolis sendo que o valor é por unidade (odeio comer a mesma coisa por vários dias) mas agora para acelerar o meu ritmo na semana seguinte, ou deixar mais tempo livre, descobri meu congelador. Assim posso comprar a peça maior e pré-preparar tudo, separo uma parte e congelo. Ah! e também tenho feito quando tem alguma coisa com preço bom (tipo tomate, compro um monte e faço molho de tomate, divido em copinhos de nutella e mantenho no congelador.

Mas comecei a pensar, na regra nr. 1 que é etiquetar com as seguintes informações:
O que é (uso muito)
Data do congelamento (muito importante)
E tempo de validade (nunca deixo mais do que 15 dias, então as vezes pulo essa parte)

Veja meu congelador é quase desértico, o máximo que tem é 2 forminhas de gelo (lembre-se é inverno), um pote grande com 3 pacotes de pão de queijo, para o lanche da noite, naquele dia em que não teremos jantar. Em baixo temos uma porção de Brócolis e outro de couve-flor pré cozidos. Feijão cozido, 3 porções de couve picadinha. Ou seja se chegar uma turma de 5 pessoas para comer, eu tenho que ir até o mercado comprar coisas, não posso confiar no congelador....kkkkk Ele apenas contem o suficiente para os membros desta família.


Como eu congelo e uso em no máximo em 15 dias, e não tinha etiquetas em casa, e também por imaginar que depois para remover a etiqueta, teria um trabalho a mais, sem contar no custo que teria que agregar. Em nome da praticidade testei algumas opções que tinha em casa e acabei optando pela caneta de tinta para tecido. Assim escrevo, e quando lavo normalmente com agua e sabão a escrita sai.



Outro detalhe, estou precisando urgentemente ir comprar aqueles potes maravilhosos que vão ao congelador e fica tudo bonitinho, que antes eu tinha, mas conforme eles saiam passear na casa dos outros, não sei o que acontecia que eles não voltavam..... Agora está faltando é tempo para tal aquisição.

Me conta você é adepta do congelamento de alimentos, você mesmo os faz? Segue a regrinha de etiquetá-los da forma correta? Ou está uma coisa com tudo misturado e vocês as vezes pega um pacote de bife e põe para descongelar e depois descobre que era carne moída?

Muita Luz e Paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

11 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Adelaide,
Aqui em Fortaleza o couve flor e o brocolis é no peso e carissimo. Aliás, brocolis pouco se vê. E nunca congelo nada lá em casa. A gente não almoça em casa. Só fora mesmo. E jantar é sempre lanche ou sopa.
Só tem mesmo gelo no congelador!
Beijos
adriana

Lucia Bara publicou o comentário número:

Boas dicas Adelaide
Eu tbem congelo e nunca lembro de por datas...Aiaiai!
Agora vou fazer do jeito certo.
Bjus

Cíntia publicou o comentário número:

Olá,Adelaide!!!Boas dicas,amiga :)
Eu congelo carnes no freezer e batatas para fritar e só. Nunca fui de congelar feijão e verduras, a couve por exemplo, dá uma impressão de que não ficará boa.Sei lá, compro e uso no mesmo dia. Talvez eu devesse investir mais em praticidade, estou precisando.Adorei a dica da caneta :) e aqui reutilizo muito aqueles potes de sorvete.Beijoss e boa semana :)

Alessandra Alves publicou o comentário número:

Nossa, seu post caiu como uma luva!
Ontem mesmo eu disse para meu marido que preciso começar a congelar o brócolis, pois ele fica dias na geladeira, a gente não dá conta de comer tudo!
Vc cozinha normalmente e congela?
Beijos!!!
Alessandra

ouvindoamusicaaolonge.blogspot.com.br/

eu, Lila Cassini publicou o comentário número:

Eu congelo algumas coisinhas.. mas nao sou nada organizada. Preciso repensar a respeito. Ja fiz muita carne errada.. kkkkkk. beijos!

Kellen Bittencourt publicou o comentário número:

Oii Adelaide, muito bacana sua forma de organizar os congelados, estou precisando me organizar assim, eu congelo apenas carnes, e sou bem pouco organizada! Bjoooooss

Palavras Vagabundas publicou o comentário número:

Cara,
eu fui uma das primeiras pessoas a adquirir um freezer! Acho fantástico!
Eu detesto cozinhar, trabalhei a vida toda fora, então...
Congelava sopa, caldo, carne assada, bolo de carne de frango (seja já assado ou pronto para ir para o forno),feijão, pão, tudo que me passava pela frente, rs
Hoje já é bem fácil você comprar congelado, mas há 25 anos atrás nem com reza brava, fiz curso de congelamento e aprendi pelo bom senso.
Quando se tem um freezer grande (como já tive) é preciso etiquetar e de vez enquando rearrumar para passar os mais "velhos" para frente e o tempo de validade também muda. Hoje o meu freezer é o da geladeira (pequeno) e congelo mais carnes e as sopas, geralmente da semana, assim etiqueta bye, bye
bjs
Jussara

Imac by Artes publicou o comentário número:

Gosto de congelar alguns alimentos.
Mas,não sou organizada como você...
Vou inspirar em ti e me organizar.
Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

Neli Rodrigues publicou o comentário número:

Eu congelo.
Carne: guardo em sacos plásticos, comprados em rolos no supermercado e guardo tudo beeeem contadinho, para 5 pessoas, se chegar alguém na hora do almoço, um de nós vai ter que fritar um ovo (isso já aconteceu).
Tb guardo coisas já prontas, por exemplo, se faço feijoada, bife a role, estrogonofe, lasanha sempre faço a mais e congelo umas 2 ou 3 porções.
Eu uso fita crepe para etiquetar as vasilhas e escrevo sobre elas com caneta comum. Só escrevo o que tem no recipiente, pois consumo no máximo em 1 mês.
Ah, eu comecei a juntar potes de sorvete para mandar pra casa dos parentes, pois meus potes Tupperware (originais) tb nunca voltavam e eu pago uma pequena fortuna por eles,kkk.
Bjs

Mayara publicou o comentário número:

Oi Adelaide eu congeloo. quando faço compra, já cozinho logo o pacote de feijão todo e coloco nos potinhos, e vou descongelando quando preciso. Eu prefiro a comida fresquinha, mas infelizmente não tenho tempo de fazâ-la todos os dias. Uso fita crepe e canetinha para etiquetar (sei, meio pobre rsrsrs) e não tenho potes muito chiques: comprei aqui em uma loja de três por um real. Sempre achei "tupeares" muito caros pro meu bolso.



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias