Renda mensal x Custos Fixos

Economia doméstica é você saber o quando tem de renda familiar (aqui entra todo o dinheiro ganho, salário líquido do marido, venda de artesanato, etc...(fiquei arrasada outro dia quando descobri que a maioria das mulheres não se liga nisto). E desconta os custos fixos da família dando uma idéia concreta de quanto podemos literalmente gastar. 

Em casa temos uma tabela no excell onde está relacionado os custos que temos + ou - assim:




















 
     
Assim sabemos quanto podemos gastar ou se NÃO devemos gastar nada, e deste acerto participa a filha também. Ela SABE, embora as vezes ignore...rsrs Se PODE pedir algo ou se DEVE esperar.
Claro que as vezes ela TENTA, mesmo sabendo que no momento a resposta será não. É comum ela falar assim:
 - Mãe eu quero tal coisa, você pode ir pesquisando preço para a hora que der?

Fomos caminhar no centro e encontramos uma blusa linda que minha filha queria fazia um tempo, provou ficou linda mas ela não estava muito certa se poderíamos comprar, então falou: 
- Acho que podemos pensar melhor sobre o assunto não é? 

Eu falei que se ela realmente gostou eu compraria (afinal já tinha programado isso) Você não imagina a felicidade. 
Na hora de pagar o produto, questionei
- E esse preço, tem desconto a vista?
- Esse preço posso fazer no cartão.
- E se for em dinheiro?
- Em dinheiro posso dar 5%. - disse a vendedora

Veja você 5% é mais do que eu ganharia se deixasse o dinheiro na poupança, então vale mais a pena pagar em dinheiro, do que no cartão. Se não tivesse esse desconto pagaria no cartão (mesmo tendo o dinheiro) pois ganharia pontos, que depois resgatamos em passagens para nossas viagens.



Eu de tubinho e mamãe de base extra brilho. Mamãe está bem. Já marcamos um vascular para ver a tal Estenose de Carótida, só teremos novidades (se Deus assim quiser) após o dia 28. Por isso quero agradecer a todos pelas mensagens de carinho, e pelas orações. Que Deus os ilumine sempre. Pois uma mensagem de carinho nos dá um alento enorme a alma. 


Quer saber mais sobre economia doméstica, clica aqui e confere o que as mulheres da blogagem estão fazendo...aproveita se inspira e começa. Lá no blog da Fernanda Reali a gente aprende muito.

Muita Luz e Paz
Abraços














Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

11 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Ana publicou o comentário número:

Muito bacana Adelaide essa consciencia que vc ensinou pra sua filha, é de cedo que se aprende...
Gostei muito do seu post, prabens pelo senso de organização.
Melhoras pra sua mamãe.
Fofo as duas de maos entrelaçadas nos esmaltes...

Beijos e um lindo domingo

Ro Archela publicou o comentário número:

Adelaide, faz tempo que não passo por aqui. Bacana essa planilha, bem prática. Em casa aprenderam cedo também e olha que pra adquirir algo, só se estiver muito bem planejado, pensado e decidido mesmo. Saúde e felicidades. beijos, Ro

Paulo Sotter publicou o comentário número:

Fazer planejamento das despesas é excelente, ter um controle sobre os gastos estabelece um equilíbrio financeiro que nos garante maior tranquilidade, mas acima disso tudo vale muito o ensinamento para os pequenos. Gostei de ver a maneira como transmites essa noção de realidade, de valor que as coisas tem, pois temos que preparar os filhos para a vida, portanto é bom que vejam como funciona a realidade que nos cerca. Parabéns. Um abraço

Fernanda Reali publicou o comentário número:

Tabela ótima, prática, essencial. Muito bom, Adelaide, vou compartilhar!

Geh*** publicou o comentário número:

Olá Adelaide!!! To em divida com você, eita vergonha!!
Eu não gosto de planilhas no pc, tenho uma manual, num caderno, acho mais fácil para mim, pois posso carregar e visualizar mais rápido.

bjusssssss

Bia Jubiart publicou o comentário número:

Oi Ade!

Grata pela sugestão da estante, fui lá e adorei! Tenho umas pallets em casa, vou ver o que dá p/ fazer...

Aqui temos controle de tudo, as vezes exagero no alimento, mas tem certos prazeres que vale a pena investir. Tenho conta jurídica, separada da física e poupança, se misturar essas continhas é dor de cabeça na certa rsrsrsrs.

Tenha uma ótima semana!

Beijoooooooo

Bia Jubiart publicou o comentário número:

Que falta! Voltando rsrsrs

E que susto a sua mãe lhe deu! A minha é hipertensa, diabética e alérgica (67 anos), e muito teimosa, temos trabalho em manter a dieta dela.

Melhoras para ela, torcendo p/ que dê tudo certo.

Bjo.

Josilene publicou o comentário número:

Adorei sua planilha, com certeza me será muito util. Melhoras a sua mãezinha. beijinhos pra vocês.

♥Mary♥ publicou o comentário número:

Olá Adelaide!!!
Também faço isso antes de finalizar a compra, quando to provando já peço como da pra fazer o pagamento... rsrsrs

Linda semana!!!
Bençãos para sua mãe em especial!!!

"Os Anjos do Senhor acampam ao redor de quem os teme"

Cibele Leite publicou o comentário número:

Adelaide, tenho essa tabela por aqui tbm, policio muito o pessoal, planejar êh essencial, parabéns pela educação que deu a filha, ela êh um exemplo. Beijocas

Anabela Jardim publicou o comentário número:

Para Deus nada é impossível.
http://anabelaemblogagenscoletivas.com/



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias