Educação + Esmalte ou Esmalte e Educação

Começarei o post com um ato de educação que preso muito mais que os outros....
O Agradecimento. 
Sou grata por cada amigo que vem ver minhas postagens, sou grata por cada sílaba ou palavra que escrevem nos comentários e sou grata pela amizade.

Tenho que agradecer a Geise Jaqueline que conheci lá no face, fizemos uma troca de livros e agora recebi um mimo , era para ser apenas um esmalte, mas veio junto na caixa, um cachecol e uma maravilhosa carta.



Tenho em meu intimo que EDUCAÇÃO vem de BERÇO....não eu não vou falar da educação formal aquela recebida na escola, que vem através do professor - veículo de transmissão de conhecimentos. Vou falar da educação tão esquecida, hoje em dia....com a desculpa de trabalhar em demasia ou ser pobre, as pessoas pensam  que esta origem justifica tudo...eu não acho.....quer dizer eu sei que isso não é desculpa....

Sou de família pobre, porém tradicional....meu pai era filho de militar...estudou até o ginásio, serviu o exercito - não seguiu carreira e foi trabalhar.........Porém meu pai era viciado (álcool), ele acordava cedo e saia para o trabalho, voltava fazendo via sacra de bar em bar e ao chegar em casa já mal se aguentava as pernas....Mamãe trabalhava fora, e a noite costurava para fora...Comíamos o básico e tínhamos o básico.

Mas meu pai sempre cobrou (nos momentos de sobriedade) estás coisinhas básicas entre outras tantas:
- Não encha o prato de comida.
- Os talheres sempre são usados de fora para dentro (a gente só tinha um garfo e uma faca para cada lugar...rsrs) 
- Sempre a mulher, a pessoa mais velha ou mais importante - decide como será o cumprimento
 - Pensar sempre o que quiser, mas falar somente o que for conveniente....quem fala o que quer ouve o que não quer.
- Discutir não é brigar - podemos discutir por horas, politica, religião ou futebol e não precisamos terminar brigados.
- Respeitar sempre a autoridade, Avós, tios, Professores, Policiais.....mesmo que eles não tenham razão nunca devemos afronta-los, podemos sim argumentar de forma educada.
- Devemos respeitar todos, sejam drogados, ladrões, traficantes...respeitar e manter uma distância segura...nunca afrontar....para isso existem os meios legais.
- Fazer ao outro aquilo que desejamos seja feito a nós. Meu pai pedia eventualmente para minha mãe caprichar no almoço que teríamos visita....as vezes era o chefe dele, noutras um mendigo amigo dele....que era alguem muito educado....aprendemos a nunca fazer diferença....entre um e outro...respeitávamos e ele nos respeitava era até divertido....enquanto um chegava cheio de pompa o outro chegava chamando a todos de senho e senhora.

Quando na correria estávamos falando de boca cheia ou enchíamos o garfo, éramos repreendidos e ao argumentar que estávamos em casa ele sempre respondia:
- Faz em casa - faz na casa dos outros.
- Não é de bom tom fazer isso.... (trago esta frase comigo até hoje)

Em minha casa ainda tenho apenas o básico, mas frequento vários lugares que exigem algumas regras e sempre soube me portar. E transmito isso a minha filha. Agora o mais interessante é ouvir elogios de pessoas sobre a educação diferenciada, como é fácil a convivência....Gente isso deveria ser regra. Pior é ouvir mães falando que minha filha é tão educada, que a filha dela ela tenta mais não consegue....eu apenas sorrio, mas sei que ela não tentou o suficiente...Na maioria das vezes esta pessoa tenta transmitir ao filho algo que não faz em sua rotina.....filho também aprende pelo exemplo.

Devo isso a Papai (meus traumas também). Por isso reforço, eu e meus irmãos tínhamos a desculpa perfeita para sermos viciados, prostitutas ou ladrões....sim viemos da pobreza, fomos espancados (papai era bem fortinho e rancoroso) a familia era mantida só pela minha mãe (papai bebia tudo o que ganhava).........mas fomos educados em casa....pelo meu pai e pela minha mãe.

Educação vem de berço.

...E você como pai/mãe, amigo/irmão está fazendo sua parte para diminuir a dor social - respeitando seu próximo. Usando as palavras mágicas Por Favor e Obrigada, entre outros hábitos saudáveis?


Esmalte nas mãos Ellen Gold 174-Alba e nos pés Samba Juliana da Colorama. Quer ver mais coisas legais sobre educação? Clica aqui que a Fernanda Reali e Cia tem muita coisa legal.


Muita Luz e Paz
Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

11 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Adelaide,
Amei o seu post. Educação vem mesmo do berço, de casa, não adianta o melhor colégio se em casa não tem a base. Seu pai era bem severo mas com muito bom senso e sua mãe também conseguiu dar uma ótima educação a você. Lindo o seu esmalte.
Beijos educados
Adriana

Renata Diniz publicou o comentário número:

Adelaide. Eu concordo, educação vem de berço sim. E, infelizmente, muitas famílias têm negligenciado. Magnífico texto, magnífica cor de esmalte. Beijos!

Sheyla - DMulheres publicou o comentário número:

Adelaide,

Lindo e verdadeiro post. Obrigada por compartilhar sua vida e tenho ainda mais respeito por pessoas assim como vc.Educação vem de berço mesmo. Amei a cor e suas mãos perfeitas.

Mil bjokas e bom domingo!

AnaCristina publicou o comentário número:

:-)

http://anacristinap.blogspot.com.br/2012/10/esmalte-e-educacao.html

bom domingo, bjo bjo

Imac by Artes publicou o comentário número:

Adelaide querida!
Tem coisa melhor do que receber mimos de pessoas querida? Lindo o carinho de sua amiga!
Seu pai era um homem muito säbio!
Você nos passou isso de uma forma tão doce e verdadeira...concodo contigo a educação vem do berço independente da classe social.
Abraços! Uma semana feliz e abençoada pra ti.

Chris Ferreira publicou o comentário número:

Oi Adelaide,
realmente o agradecimento é um ato de educação dos mais importantes.
Lindo o mimo que você recebeu da Geh.
Amei o esmalte.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

BRECHÓ DO SUL . PODE SER !!! publicou o comentário número:

OI TUDO BEM !!
OI ADOREI SEU BLOG JÁ ESTOU SEGUINDO PODERIA POR GENTILEZA SEGUIR O MEU TAMBÉM , E CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM RECEBER

OBRIGADA AGUARDO SUA GENTILEZA

MARCIA REGINA - DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL,
OLHA SE PUDER VOTAR NA MINHA PAGINA NO TOP BLOG DO LADO ESQUERDO ESTA EU FIQUEI ENTRE AS 100 DE VARIEDADES EU AGRADEÇO POIS ESTOU NO SEGUNDO TURNO .

LINDA PAGINA E OBRIGADA

Lola publicou o comentário número:

Muito fofo o seu presente Adelaide! Delícia ganhar mimos e fazer amizades não é?
E amei seu esmalte!
Também acho que educação começa é em casa.
Bjs

Geh*** publicou o comentário número:

O Adelaide!!!
Que bom que você gostou!!! O esmalte é lindo!!! Encontrei ele como novidade na minha cidade, comprei um monte e gostei da facilidade que é pintar com ele. Só achei um pouco dificil de tirar, rsrs.
Seu pai era bem rigído, mais ensinou coisas essencias. Teve uma boa educação, com grandes ensinamentos.

Bjus bjus

Kika Diniz publicou o comentário número:

Olá Adelaide, gostei muito do seu texto, parece até que está falando sobre a minha vida, meu pai como o seu, tinha defeitos mas tbm qualidades!!
A educação lá em casa tbm era bem rígida e quase sempre já sabíamos de nossos erros só pelo olhar de meus pais!!rs
Bjks

Cristin publicou o comentário número:

É isso aí...educação vem de berço! Gostei da postagem.
Bj bonita



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias