Esmalte e Música

Gente eu sou muito eclética (isso você já sabe), tenho por uns amor eterno e em outros casos sou bem volúvel, falando de música é claro...rsrs

Poderia dissertar sobre o "Legião Urbana" e suas letras maravilhosas, que me acompanharam num período de adolescência, minha revolta, as primeiras vezes que "fiquei".....

Mas hoje optei pelo preto nas unhas (Colorama - Brilho da noite), para falar de Chico Buarque, sei na foto você vê o Oswaldo Montenegro, e este CD é meu queridinho (melhor presente que marido já me deu, une os dois melhores - no meu conceito - gênios da música brasileira).


Quero que você leia a letra desta música e pense na sociedade que vivemos hoje, constate como alguns são hipócritas em muitos e muitos casos.


Geni E O Zepelim

Chico Buarque

De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada.
O seu corpo é dos errantes,
Dos cegos, dos retirantes;
É de quem não tem mais nada.
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina,
Atrás do tanque, no mato.
É a rainha dos detentos,
Das loucas, dos lazarentos,
Dos moleques do internato.
E também vai amiúde
Co'os os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir.
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir:
"Joga pedra na Geni!
Joga pedra na Geni!
Ela é feita pra apanhar!
Ela é boa de cuspir!
Ela dá pra qualquer um!
Maldita Geni!"
Um dia surgiu, brilhante
Entre as nuvens, flutuante,
Um enorme zepelim.
Pairou sobre os edifícios,
Abriu dois mil orifícios
Com dois mil canhões assim.
A cidade apavorada
Se quedou paralisada
Pronta pra virar geléia,
Mas do zepelim gigante
Desceu o seu comandante
Dizendo: "Mudei de idéia!
Quando vi nesta cidade
Tanto horror e iniqüidade,
Resolvi tudo explodir,
Mas posso evitar o drama
Se aquela formosa dama
Esta noite me servir".
Essa dama era Geni!
Mas não pode ser Geni!
Ela é feita pra apanhar;
Ela é boa de cuspir;
Ela dá pra qualquer um;
Maldita Geni!
Mas de fato, logo ela,
Tão coitada e tão singela
Cativara o forasteiro.
O guerreiro tão vistoso,
Tão temido e poderoso
Era dela, prisioneiro.
Acontece que a donzela
(E isso era segredo dela),
Também tinha seus caprichos
E ao deitar com homem tão nobre,
Tão cheirando a brilho e a cobre,
Preferia amar com os bichos.
Ao ouvir tal heresia
A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão:
O prefeito de joelhos,
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão.
Vai com ele, vai Geni!
Vai com ele, vai Geni!
Você pode nos salvar!
Você vai nos redimir!
Você dá pra qualquer um!
Bendita Geni!
Foram tantos os pedidos,
Tão sinceros, tão sentidos,
Que ela dominou seu asco.
Nessa noite lancinante
Entregou-se a tal amante
Como quem dá-se ao carrasco.
Ele fez tanta sujeira,
Lambuzou-se a noite inteira
Até ficar saciado
E nem bem amanhecia
Partiu numa nuvem fria
Com seu zepelim prateado.
Num suspiro aliviado
Ela se virou de lado
E tentou até sorrir,
Mas logo raiou o dia
E a cidade em cantoria
Não deixou ela dormir:
"Joga pedra na Geni!
Joga bosta na Geni!
Ela é feita pra apanhar!
Ela é boa de cuspir!
Ela dá pra qualquer um!
Maldita Geni!
Essa canção fez parte da ópera do malandro, o personagem era um travesti, creio eu que era bixessual,se você prestar atenção está implícito na primeira parte quando ele faz a seguinte colocação: 
E também vai amiúde
Co'os os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir 

E eu te pergunto ao ler ao seguinte trecho:
Foram tantos os pedidos,
Tão sinceros, tão sentidos,
Que ela dominou seu asco

Quantas vezes vemos isso acontecer ao nosso redor. Pessoas que enaltecem outras apenas por precisar dela e após obter o que queriam, voltam a literalmente cuspir na mão que lhe estenderam. O preconceito é um veneno que maltrata a alma e polui o mundo. Mas quando o preconceituoso se vê sob o risco eminente de morte, aí ele esquece sua opinião e faz tudo para que ele se saia bem. Passado o perigo tudo retorna ao que era. Odeio preconceito.

"A canção teve tal relevância que o refrão "Joga pedra na Geni" se transformou numa espécie de bordão, indicando como Geni pessoas ou até mesmo conceitos que, em determinadas circunstâncias políticas, se tornam alvo de execração pública, ainda que de forma transitória ou volátil" (tirei daqui)

Sua curiosidade implora por ouvir esta música e perceber na entonação o sentimento que falo? Clica e veja o clipe com voz do meu amado e idolatrado Chico Buarque.


Quer ver minha participação no ano de 2012? Clica aqui
Quer ver o que as outras mulheres pensam sobre música ou a que mais gostam? Então vai até o blog da Fernanda Reali lá tem muita gente com fotos lindas e histórias fantásticas, é só clicar aqui.

Muita Luz e Paz
Abraços










Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

17 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Chris Ferreira publicou o comentário número:

Oi Adelaide, o Chico Buarque é um gênio além de muito lindo.
Também curti muito Legião e Osvaldo Montenegro.
O esmalte ficou perfeito.
Beijos
Chris

AnaCristina publicou o comentário número:

eu fui num show do oswaldo montenegro quando eu tinha uns 13 anos! e legiao urbana....adoooooooooooooooro!

Fernanda Reali publicou o comentário número:

óooooootimas escolhas! Pinterestei tudo. beijooooo http://pinterest.com/pin/246994360785671209/

Sueli Godoi publicou o comentário número:

Oi Adelaide
Que música forte vc escolheu, Chico é sempre forte.... ele também está na minha postagem e o Oswaldo.. ah, tenho a discografia toda dele A D O R O. e o esmalte combinou, forte tbm.
bjs

Lily Luz publicou o comentário número:

Eu nunca havia prestado atenção na letra dessa música, só me lembro que quando eu era criança, ia com minha prima da mesma idade pra casa da minha avó. Ela tinha uma vizinha que se chamava Geni (coitada)...ela sofria aos domingos, a gente cantava o refrão dessa música incansavelmente da janela do quarto, qdo ela aparecia a gente se escondia...kkkk Chico Buarque é um Genio e suas músicas são verdadeiras novelas, poemas, biografias,,,adoro! beijos!
http://www.tipopollyanna.com

Cissa Branco publicou o comentário número:

Adelaide,

Adoro Legião, assim como vc, rs, me lembra a adolescência e todas as mazelas da época, acredito que as letras farão parte de toda a minha vida, volta e meia ouço uma música do legião que me completa plenamente. Adoro o Oswaldo e concordo que ele seja um gênio e amo o Chico. Geni e o Zepelim para mim é uma de suas melhores músicas. Sempre desconfiei da bissexualidade envolvendo o personagem, mas achei que fosse coisa da minha imaginação, rs.
Beijos e lindo esmalte, todo dentro do conceito da música!

patty publicou o comentário número:

Hipocrisia é pouco. Mas essa música me lembra uma história que nao estou recordando agora. Gostei das unhas pretas! Bj.

Andreia Sales publicou o comentário número:

Quando música legal encontrei por aqui.
Bjks
http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/01/bc-esmalte-e-musica-32.html

Adriana Balreira publicou o comentário número:

Adelaide,
Acreditas que detesto o Oswaldo Montenegro!!! Não sei porque. Nunca gostei. Acho ele chato!!!
Mas Chico Buarque é tudo de bom que há em cantigas lindas com letras mais lindas ainda!
Beijos
Adriana

Sílvia publicou o comentário número:

Oi Adelaide,
quantas vezes ouvi essa música na minha adolescência, mas o bom foi a interpretação que deu a a ela, pensei e entendi a letra, antes tarde do que nunca né amiga, nunca tinha percebido a implicidade ( existe essa palavra? kkk) que Geni pode ser um travesti, muito boa interpretação, valeu amiga.
Bjs.
Silvia.
me concentrei na música e nem falei do esmalte.
Bjs.

Beatriz Paulistana publicou o comentário número:

Boa tarde amiga e Pérola Adelaide!!!
Menina, acabei de ler seu post com muita concentração e meu deu uma raiva...raiva de saber que vivemos em um mundo assim de pessoas verdadeiramente hipócritas.
Parabéns pelas belas palavras sobre a letra da música.
Nós mulheres de forma geral temos que nos unir e nos valorizarmos mais.
Tenha dias felizes!!!
Bjokas...da Bia!!!

Kellen Bittencourt publicou o comentário número:

Oiii Adelaide, muito bom voltar aki p ouvir o que vc tem p contar, rsr estava com saudades, depois de uma pausa estou de volta, doida pelas novidades, amei a Frase "O Preconceito é um Veneno que maltrata a alma e polui o mundo", e de fato hj em dia as pessoas descartam as outras com muita facilidade mesmo! Adorei o esmalte com Renato Russo, adorava! Bjooooss

Pepa publicou o comentário número:

Adelaíde voc~e fez uma analise profunda do tema hein ??

Acredite, é a primeira vez que leio a letra dessa música.

Antes só sabia mesmo da "pedra na Geni", srsrs

Adorei !!!

E acor do esmalte é linda !!

Bjus 1000 gata !!!

Mayara publicou o comentário número:

Amo Chico e amo a Geni, acho que ela tem um pouquinho de cada um de nós, eu pelo menos já me senti no lugar dela millhares de vezes...amei o post!



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias