Halloween, Dia das Bruxas ou Festa da colheita?

Hoje trago informações em forma de fotos, pois quando ouvimos falar em Hallowen no Brasil, a maioria só imagina ser o "Dia das Bruxas" ou dia de parabenizar as manas que se assumem no perfil de mulher conhecedora das ervas e chás, ou do poder da cura fitoterápica e energética, e também aquelas que sabem que apesar da história impor uma conotação negativa por anos, não é um xingamento, pois as mulheres reconhecidas como bruxas foram silenciadas por um sistema violento que não se aplica ao contexto atual, com as informações que temos.

Na foto a esquerda temos sabonete liquido em formato de abóbora


Se estudarmos a respeito do Halloween vamos descobrir uma vertente que explica ser uma festa Celta para agradecer os ancestrais a boa colheita, ou algo similar, existem várias vertentes desse pensamento que acabam dizendo algo como "Festa da Colheita" e que o povo dos EUA se apropriou e transformou numa "Festa de Horror" - é aí que entra o meu post.  

O "Capetalismo selvagem" manteve a idéia de festa da colheita e produz para comercialização tudo que você tenha pensado ou que nunca imaginou.... coisas como essa pipoca da foto da direita, com sabor de Pumpkin (abóbora).
 Foi pensando nisso que trouxe fotos de encartes, lojas e mercados para você ver o quanto a "Abóbora" está presente nos produtos como esse sorvete que não provei (ainda)....
 E não é só a industria os mercados ficam inundados de produtos inatura, assim você pode preparar suas próprias receitas.....  Cheguei aqui num periodo que um pé de abóbora do quintal nos rendeu duas abóboras por semana, comemos até pudim e bolo de abóbora....(sem contar as outras variações menos elaboradas)
 Se não quiser cozinhar alguns mercados produzem alimentos bem elaborados eu diria que comparavel com um bom restaurante brasileiro, e com custo relativamente menor, aja visto que as porções deles são bem grandes.
 Aproveito para chamar a atenção aos preços e as promoções do momento. Além de embalagens maiores, é estimulado o consumo de embalagens com 4, 5, 10 ou 20 unidades.
 Na parte de panificação tem a famosa torta de abóbora, bolachas, cookies, donut e etc... Não tem como escapar....rsrs
 E tem "até" o café e o capuccino "sabor" pumpkin esse eu provei e não é ruim, mas tirou o gosto do meu café, só por isso não aprovei...rsrs
 se você estava achando que a criançada poderia ficar livre de ter abóbora no cereal matinal, eis a decepção...rsrs







Aqui são decorações para casa que você encontra a venda em todo tipo de comércio, da farmácia até o mercado ou lojas de um dolar 
(que foi onde eu tirei essas fotos - qualquer um desses itens apenas 1 dolar)


 Aqui já é uma loja maravilhosa que se compra de tudo para casa Christmas Tree Shop (não é patrocinador do blog)


Todas as fotos, volto a lembrar você, são de produtos que contém abóbora em sua confecção, produto abundante na agricultura nesse período e local. 

Isso me lembra que eu dizia para minha filha que era importante comer abóbora devido a sua composição nutricional..... Se você me acompanha a mais tempo sabe disso, se chegou a pouco vou esclarecer, a frase que norteou a educação alimentar foi:

"Primeiro come o que faz bem, depois come o que gosta"


Mas confesso que abóbora com caramelo em formato de bala,
repleto de açucar,
para minha cultura de comida saudável, não estaria no menu


 
Já essas bolachas (biscoitos para quem é do Rio de Janeiro) poderiam fazer parte do lanche da tarde.
E esse macarrão numa sopa de legumes seria para encantar qualquer um.... 
(em tempo: sopa é janta!)




E quando não está no sabor está na decoração




Bem esse post ficou longo, mas tem o intuito de ser informativo, e romper com o mito do Halloween como a festa pagã de adoração aos "monstros", tem o lado da "Festa da colheita" e a valorização de um produto nacional pela industria. Eu amo as casas decoradas e as pessoas fantasiadas, mas isso é assunto para outro post.

Quero deixar claro que:

Nós bruxas somos pessoas sensíveis que gostamos de cuidar da saúde de todos que estão por perto, que acreditamos na positividade e no envio de boas energias a todos aqueles que necessitam. Bebemos e indicamos chás e alimentos curativos, banhos de luz e meditação. Fazemos massagem, esfoliação e hidratação. Mas acima de tudo, amamos muito!

Muita Luz e Paz!

Abraços
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 pessoas me fizeram feliz, falta só você:

Marly publicou o comentário número:

Oi, Adelaide,

Acho bem bacana a ideia - antiquíissima, aliás - de celebrar a colheita. Ela implica certa humildade e gratidão, ante a imprevisibilidade da natureza.
Eu gosto muito de abóboras, vegetal que costuma 'dar-se' generosamente aos que a cultivam. E entendo bem o motivo de haver tanta celebração e menção a este vegetal, rsrs.

Beijoca e bom fim de semana

CÉU publicou o comentário número:

Oi, Adelaide, lembra de mim?

Há qto tempo, eu não passava por aqui, nem tenho encontrado você na blogosfera, mas o importante é k hoje estamos juntas.

Um mega post, menina! Você sabe, você vai nos contar. e contou, mto bem e sem papas na língua.

Sei bem a origem dessa festa (sou professora de História), que tem tudo a ver com colheitas, como você bem disse e não com bruxas. O Halloween surgiu só com desejo do lucro e nada mais.
Acho engraçado as crianças se vestirem de bruxas, mas, em Portugal, pelo menos, viram verdadeiros "diabinhos", sujando e deitando abaixo tudo por onde passam.

Sei k a abóbora tem imensas aplicações e é um alimento mto completo. Grata por suas indicações.

Apareça por lá no blog. Obrigada!

Beijos e boa semana.

Betty Gaeta publicou o comentário número:

Oi Adelaide,
Gostei de saber da origem do Dia das Bruxas. Nos EUA a festa é muito forte mesmo! Sigo um americano no instagram e ele não para de postar as decorações das casas neste período.
Beijos

Chris Ferreira publicou o comentário número:

Oi Adelaide, muito bom buscar informações e saber a origem e significados por trás dessas festas que se tornaram momentos de consumo demasiado. Mas que eu fiquei com vontade de experimentar esse tanto de produtos com abóboras, ah eu fiquei.
Beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest



<a



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias