Em tempo....

A prova de português de minha filha veio com o texto abaixo:

De repente sou só eu
com minha pouca bagagem
e meu leve coração.
(...)
Minha vida me pertence
Tudo agora é embarque
Tudo agora é viagem.

Respiro fundo a emoção
De estar sozinho comigo
E mergulho na paisagem. Carlos Queiroz Telles - Sementes de sol

Isso é para contar que eu era assim, antes de ter minha filha e meu marido, agora teria que fazer uma releitura deste texto e o meu ficaria assim:

De repente não estou mas só
Tenho uma bagagem enorme
E o coração repleto de amor

Minha vida não mais me pertence
Tudo agora é espera
Tudo agora é retorno

Respiro e acredito na emoção
De ter alguém a quem amar
Agora faço parte da paisagem.

Por vezes tento pensar só em mim, mais sabe quando não sou mais um ser individual? Se marco hora no salão, pelo menos uma vez por mês tenho que marcar para duas pessoas, para ir a algum evento tenho que responder umas três ou quatro vezes se a blusa ficou boa, se o cabelo está certo, se a maquiagem não está borrada.... Sou mãe de adolescente!!! Preparativos para nossa viagem!!!! ... amanhã a dupla irá a depiladora....rsrs. E sabe do que mais, sou feliz assim, um ser múltiplo, com multiplas utilidades e múltiplas funções e que ama de forma incondicional. E você? já parou para analisar um texto ou poesia que te retratava e não te retrata mais??? 


Educação...

Vou dar um tempo nos preparativos para viagem, para que falemos sobre educação (ontem tivemos uma reunião na escola de nossa filha), o engraçado é que nestes eventos as pessoas que lá estão normalmente são pais de alunos nota 10, os pais que só aparecem para reclamar da nota baixa do filho não frequentam as reuniões. Eu sempre que possível faço tudo para participar. E com este post quero auxiliar você que talvez esteja com alguma dificuldade com o seu estudante, ou que tem alguém em casa que logo estará em idade escolar. Por isso vamos as regras de alguém leigo, que deram certo (meu bb até hoje só tem tido notas altas).
1º - Tenha sempre um tempo para leitura (não importa que você chegue exausto 21h ou mais pegue um jornal, uma revista, um gibi ou um livro e leia ao lado do seu filho) como disse uma vez o Ziraldo ..."Quem lê não precisa estudar".. esse primeiro item recomendo que você faça desde os primeiros 6 meses de idade, pode parecer que ele não entende mais vai fazer a diferença.
2º - Tarefa de casa é para ser feita (não é castigo - serve apenas para reforçar o que o professor explicou em sala de aula, e para que este tenha uma noção do quanto o aluno aprendeu - se seu filho não consegue fazer a tarefa o professor vai saber que terá que explicar novamente aquela tarefa)
3º - O material didático é um meio para o professor saber qual direção deve tomar em suas aulas, não um fim onde terá todas as perguntas e respostas (estudar não é decoreba)
4º - Não cobre de seu filho notas altas, e sim que ele aprenda a matéria, pois tirar nota numa prova, qualquer um consegue (nem que seja colando) mais aprender o conteúdo, só prestando muita atenção na aula.
5º - Peça que ele lhe explique o conteúdo aprendido de cada matéria (a gente aprende mais quando ensina).
6º - O professor NÃO tem sempre razão, mais respeito e bons modos são essenciais em qualquer sociedade e vale para os dois lados... (está tendo problemas vá até a escola e converse diretamente com o professor ou diretor do colégio para resolver o problema - nunca em hipótese alguma fale algo que denigra a autoridade do professor para seu filho)
7º - Nossos filhos PRECISAM sair caminhar, encontrar com amigos e se divertir (se você não permitir que ele tenha prazeres na vida você nunca vai ter como barganhar) De forma alguma dê a ele um castigo que não tenha nada em comum com o erro que ele cometeu. Se tem notas baixas por não dedicar um tempo aos estudos - faça com que o tempo de lazer seja reduzido. Se quebrou algo, dê a ele oportunidade de "pagar" com tarefas domésticas que antes não cabiam a ele fazer.
8º - Conheça o diretor, o orientador pedagógico e se possível os professores de seu filho.
9º - Nunca nem sob tortura exponha ele ao rídiculo na frente dos colegas, é comum na adolescencia as zoações, por algum período. Não confundir com o Bulling (se você costuma ir levar a lancheira para seu filho de 10 anos no colégio - a tiração de sarro vai ser culpa tua não dos colega, proteja mais de forma maneirada)
10º - Peça sempre para seu filho um dia antes da prova que ele te explique o conteúdo, não demora muito e ele vai relembrar de forma saudável sem neuras e as notas no dia da prova certamente serão boas pois ele terá domínio do conteúdo. (se ele te questionar que você não tem nada com isso, responda ..."eu sou sua/seu Mãe/Pai e é minha responsabilidade saber o que eles te ensinam na escola" - fale com amor e verás que será recompensador - ah! e tem que prestar atenção ao conteúdo por ele explicado nada de mandar ele ficar quietinho para ver a novela que depois ele volta a te explicar, esse momento tem que ser de dedicação exclusiva, tá?) 
Se você assim como eu é uma pessoa que devora livros, revistas, jornais ou afins, pode inclusive fazer algumas alusões a fatos da atualidade para que ele grave mais fácil - foi assim conosco quando ela estava aprendendo sobre comunismo, socialismo.... depois da prova ela falou:
- Nossa mãe na hora que li a questão sobre Karl Marx lembrei de vc falando sobre o comprar, comprar....rsrs
Não esqueça:
...."QUEM LÊ NÃO PRECISA ESTUDAR". Ziraldo.... faça seu filho ler a matéria sempre no mesmo dia em que o professor explicou e um dia antes da prova.


Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias