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Post programado, estou fazendo minha mudança...

Adoro, nessa questão de mudança, o fato de nos livrarmos da bagunça (leia-se tralhas) que acumulamos de forma tão natural. Costumo fazer assim, se está na caixa e não usei é porque não preciso. Sou fã dos ensinamentos de Feng Shui, que na prática é...."livre-se da bagunça pois ela atrapalha a ciculação de energias boas fazendo com que sua vida fique patinando"
E nessas minhas andanças tem algumas coisas que gostaria de partilhar com você.


  • Guardo tudo em caixas ou latas: fotos, lembranças da escola da minha filha, enfeites de Natal, cartas, receitas, documentos, etc....
  • As contas a pagar ficam na agenda ou numa pasta sobre a mesa do escritório - do lado direito da mesa. E com notas de aviso na agenda, no computador e no celular para não esquecer de pagar. Conta atrasada é dinheiro jogado fora com juros e multas.
  • Documentos pessoais e certificados de cursos ficam em pastas.
  • Depois de pagas e/ou agendadas as contas vão para uma pasta plástica com divisões por tipo de conta. Existem algumas que a gente tem que guardar por anos, essas separo por ano e coloco em pasta com elástico e dentro de uma caixa. Uma coisa que facilitou bastante a vida é que as empresas(tipo escola/colégios e afins) são obrigadas a fornecer uma declaração de quitação total no final de cada ano, o que nos libera de guardar aqueles 12 ou 13 comprovantes que antes faziam um volume imenso, agora é apenas uma folha por ano. 
  • Revistas lidas, divida com o salão de beleza, as amigas, os vizinhos que vão adorar! Guarde  só os temas que mais  interessam (decoração, artesanato, culinária e bem-estar).
  • Manuais, garantias e notas fiscais: melhor guardar isso tudo junto em uma caixa ou pasta.
Lembre-se que as caixas e pastas podem ser bem decorativas, coloridas (cestos vime), práticas (rodinhas), diferentes e bonitas, deixando assim o ambiente mais harmonioso (isso eu estou providenciando aos poucos - ou seja vou fazendo as caixas bonitas e desbancando as feias...rsrs. pois assim elas podem ficar bem visiveis decorando o ambiente).

 Dicas de tempo de arquivamento de documentos  -  (fonte: livro Organize-se, de Donna Smallin)
- Canhotos de cheque: guardar até fazer a conferência. E guarde o canhoto de cheque de algo que precise comprovar o pagamento.
- Comprovantes de saques, depósitos e/ou transferências: confira no extrato bancário e depois descarte.
- Notas Fiscais de produtos: guardar durante o período de vida útil do produto.
- Contas de tarifas públicas, pagamentos de condomínios e mensalidades escolares: guardar por 5 anos.
- Imposto de renda e impostos em geral: guardar por 5 anos, depois desse período, se resolver descartar os documentos, é melhor rasgá-los ou queimá-los.
- Escrituras e registros de propriedade devem ser arquivados para sempre, exceto em caso de venda.
fonte: blog canto do feng shui

Obrigado por se fazer presente.
Abraços








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