Quando minha filha tinha lé seus 5 anos, pediu-me algo que na hora eu não poderia comprar, por não ter o dinheiro em mãos, ao que ela me lançou a seguinte pergunta:
  • Porque a gente não passa no banco e pega o dinheiro lá?
  • O banco minha filha funciona assim, você pega o dinheiro que recebe do teu trabalho e guarda no banco e assim quando você precisa você vai lá e tira. E como meu salário ainda não saiu eu não tenho dinheiro lá, se eu pegar dinheiro do banco, sem ter dinheiro meu lá, eles vão me cobrar a mais do que eu peguei. Entendeu?.
  • Entendi mãe, então o banco "vende" dinheiro.
  • E vende bem caro, minha filha. (respondi)
Lembrei-me deste diálogo que tivemos, ontem ao visitar o blog Conversa Avinagrada do Rogério Pereira, ele é lá de Portugal e como nós sabemos a Europa está vivendo um momento difícil, que ele relata muito bem. O interessante é que nós a alguns anos atrás éramos refém do FMI e vamos combinar gente que o dinheiro dessa instituição financeira é um dinheiro muito caro. 
Hoje temos ainda vários problemas e dívidas internas, mas o *risco Brasil está menor, melhorou a classificaçãode risco pela Standart & Poor's (saiba mais aqui). Eu pelo menos estou vivendo um pouco da nossa boa fase. Neste mês fica pronto meu apartamento, o primeiro empreendimento de uma construtora portuguesa no Brasil.  Sim as empresas de fora estão vindo investir aqui, gerando emprego e renda.
 Está é a vista da janela do quarto de minha filha.............sim tem um pinheiro no terreno do vizinho....rsrs E abaixo você vê a vista da Janela da sala. Eu não sei quando volto a morar em Curitiba, mas já estou me preparando para para este momento. E muitos brasileiros estão nesta mesma situação, de realização de sonhos, este é meu primeiro apartamento NOVO.


Tudo isso para dizer aos amigos portugueses que nós somos solidários a vocês sabemos bem o que vocês vivem no momento, mas existe luz no final do túnel, só não sabemos informar, onde está o túnel.....

*  O risco país é um índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro. 

Por vezes o dinheiro caro dos bancos é o único recurso disponível, mas o ideal é não precisar. Isso todos sabem, mas infelizmente a regra que vale neste mercado é da oferta e procura.

Desejo a todos um ótimo final de semana, afinal até que enfim chegou a sexta-feira.....uhu!!!
Muita luz e paz
Abraços


Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias