Roubo de Peróba Rosa

No jornal do Paraná desta quarta-feira tivemos a seguinte notícia:
Ladrões roubam madeiras de construções antigas, especialmente a Peróba Rosa, que tem alto valor  de mercado, e é usada para fazer móveis rústicos. O descaramento e ganancia é tamanho, que eles arrancam telhado, janelas e paredes. Na maioria das vezes eles Desmancham casas abandonadas, armazéns ou currais. E quanto mais longe de centros movimentados mais fácil para eles agirem. Teve uma cidade do Paraná onde os ladrões roubaram mais de 50 anos de história ao desmancharem a igrejinha, história esta que agora faz parte apenas do imaginário.
Gente a ganancia só funciona devido a lei de oferta e procura. E como agora o mercado de "móveis com madeira de demolição" está bombando, pois é moda ter algo assim em casa, as pessoas que fazem móveis estão comprando as madeiras sem saber ao certo sua procedência e com isto estão estimulando este tipo de crime, que para mim é algo muito triste. Precisamos repensar nossas ações e verificar bem que tipo de ação criminosa uma simples compra de um móvel pode estar estimulando. Nesta hora prefiro os móveis feitos de madeira certificada (embora, aí também tenha uma rede de crimes incrivel, que se aproveita) ou simplesmente de madeira ecológica, como pinus, eucalipto e bambú.
E você como está fazendo a sua parte nesta coletividade. Sim pois somos inderetamente responsáveis por um crime, ao passo que não buscamos saber a fundo maiores detalhes sobre o que adquirimos.

Deixo aqui o meu apelo, para todos nós buscarmos fazer a nossa parte, com a arma que temos. A compra. Se ninguém comprar móveis de procedência desconhecida ou não certificada. Logo este crime não terá motivo para acontecer. Se não existir receptação - não existirá ladrão.
Pense nisso! Está em nossas mãos o controle da criminalidade.
Muita Luz e Paz
abraços


Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias