Pinhão



Inverno é tempo de pinhão, originário de uma arvore típica da região sul do país, onde vivo. Tem um sabor característico que possibilita o uso em diversas receitas da nossa cozinha - confesso que já comi, mas nunca fiz.
Ohhh!!! Gente não consigo descascar um a um e "reservar" para colocar em um receita. Normalmente aqui em casa um cozinha, outro descasca e os três comem, e quanto mais você cozinha, mais saboroso ele fica.



Aqui meu descascador de pinhão em ação. Amo comer pinhão, cozido ou sapecado na chapa do fogão à lenha, fica muito saboroso.

A saber:
"Foram realizadas análises de umidade, fibras, proteínas, cinzas, lipídios, carboidratos e valor calórico total, a partir da metodologia oficial do Instituto Adolfo Lutz (2005). O pinhão possui um valor:
calórico de 182,29 Kcal/100 g; 
proteínas de 3,57 g/100 g; 
alto teor de fibras de 6,59 g/100 g; 
amido de 40,36 g/100 g e 
umidade de 47,76 g/100 g. 
Assim, concluiu-se que o pinhão é um produto com alto teor calórico e com grande quantidade de água, praticamente metade de toda a massa, e tem um alto valor de amido." informação retirada daqui


Esse é o pinheiro que mora em frente a janela do apartamento que compramos ainda na planta, e talvez nos mudemos para lá, ou não.Veja você, uma arvore centenária foi preservada ao construir o prédio e eu gostei de te-lo aqui, fazendo uma cortina natural na janela de um dos quartos. A saber, ela está distante do prédio o suficiente para manter uma boa visão e ventilação do quarto e perto o bastante para que se no futuro outro prédio venha a se instalar ao lado não terá grande visão para dentro do quarto.

No Paraná é muito comum ver paisagens com estes pinheiros maravilhosos, eu acho lindíssimos .Hoje vim te mostrar a minha segunda-feira da Dieta Coletiva, com um prato típico de inverno. Aqui na festa junina não pode faltar pinhão, pipoca e quentão. 

Os restaurantes já servem sopas, farofas e outras delicias com o nosso pinhão como o ingrediente principal. A época de colheita de pinhão é agora, em Junho e Julho, quando as pinhas já estão derrubando os frutos maduros. Na minha adolescencia a gente saia para "caçar" pinhão. Entravamos nas regiões de mata das  fazendas para literalmente empreender uma caça a essas maravilhas, e a logo após a caçada terminar, fazíamos uma fogueira de grimpa (galhos finos e secos do pinheiro) jogávamos o pinhão no meio e comíamos o deliciosos Pinhão assado na grimpa....e eu achava muito divertido. Hoje se precisar me enfiar no mato pra comer pinhão ........... - não faço nem por decreto...rsrs Imagina então por diversão...rsrs Como eu mudei....aff!!

Muita Luz e Paz
Abraços



Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias