Renda mensal x Custos Fixos

Economia doméstica é você saber o quando tem de renda familiar (aqui entra todo o dinheiro ganho, salário líquido do marido, venda de artesanato, etc...(fiquei arrasada outro dia quando descobri que a maioria das mulheres não se liga nisto). E desconta os custos fixos da família dando uma idéia concreta de quanto podemos literalmente gastar. 

Em casa temos uma tabela no excell onde está relacionado os custos que temos + ou - assim:




















 
     
Assim sabemos quanto podemos gastar ou se NÃO devemos gastar nada, e deste acerto participa a filha também. Ela SABE, embora as vezes ignore...rsrs Se PODE pedir algo ou se DEVE esperar.
Claro que as vezes ela TENTA, mesmo sabendo que no momento a resposta será não. É comum ela falar assim:
 - Mãe eu quero tal coisa, você pode ir pesquisando preço para a hora que der?

Fomos caminhar no centro e encontramos uma blusa linda que minha filha queria fazia um tempo, provou ficou linda mas ela não estava muito certa se poderíamos comprar, então falou: 
- Acho que podemos pensar melhor sobre o assunto não é? 

Eu falei que se ela realmente gostou eu compraria (afinal já tinha programado isso) Você não imagina a felicidade. 
Na hora de pagar o produto, questionei
- E esse preço, tem desconto a vista?
- Esse preço posso fazer no cartão.
- E se for em dinheiro?
- Em dinheiro posso dar 5%. - disse a vendedora

Veja você 5% é mais do que eu ganharia se deixasse o dinheiro na poupança, então vale mais a pena pagar em dinheiro, do que no cartão. Se não tivesse esse desconto pagaria no cartão (mesmo tendo o dinheiro) pois ganharia pontos, que depois resgatamos em passagens para nossas viagens.



Eu de tubinho e mamãe de base extra brilho. Mamãe está bem. Já marcamos um vascular para ver a tal Estenose de Carótida, só teremos novidades (se Deus assim quiser) após o dia 28. Por isso quero agradecer a todos pelas mensagens de carinho, e pelas orações. Que Deus os ilumine sempre. Pois uma mensagem de carinho nos dá um alento enorme a alma. 


Quer saber mais sobre economia doméstica, clica aqui e confere o que as mulheres da blogagem estão fazendo...aproveita se inspira e começa. Lá no blog da Fernanda Reali a gente aprende muito.

Muita Luz e Paz
Abraços
















Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias