Educação + Esmalte ou Esmalte e Educação

Começarei o post com um ato de educação que preso muito mais que os outros....
O Agradecimento. 
Sou grata por cada amigo que vem ver minhas postagens, sou grata por cada sílaba ou palavra que escrevem nos comentários e sou grata pela amizade.

Tenho que agradecer a Geise Jaqueline que conheci lá no face, fizemos uma troca de livros e agora recebi um mimo , era para ser apenas um esmalte, mas veio junto na caixa, um cachecol e uma maravilhosa carta.



Tenho em meu intimo que EDUCAÇÃO vem de BERÇO....não eu não vou falar da educação formal aquela recebida na escola, que vem através do professor - veículo de transmissão de conhecimentos. Vou falar da educação tão esquecida, hoje em dia....com a desculpa de trabalhar em demasia ou ser pobre, as pessoas pensam  que esta origem justifica tudo...eu não acho.....quer dizer eu sei que isso não é desculpa....

Sou de família pobre, porém tradicional....meu pai era filho de militar...estudou até o ginásio, serviu o exercito - não seguiu carreira e foi trabalhar.........Porém meu pai era viciado (álcool), ele acordava cedo e saia para o trabalho, voltava fazendo via sacra de bar em bar e ao chegar em casa já mal se aguentava as pernas....Mamãe trabalhava fora, e a noite costurava para fora...Comíamos o básico e tínhamos o básico.

Mas meu pai sempre cobrou (nos momentos de sobriedade) estás coisinhas básicas entre outras tantas:
- Não encha o prato de comida.
- Os talheres sempre são usados de fora para dentro (a gente só tinha um garfo e uma faca para cada lugar...rsrs) 
- Sempre a mulher, a pessoa mais velha ou mais importante - decide como será o cumprimento
 - Pensar sempre o que quiser, mas falar somente o que for conveniente....quem fala o que quer ouve o que não quer.
- Discutir não é brigar - podemos discutir por horas, politica, religião ou futebol e não precisamos terminar brigados.
- Respeitar sempre a autoridade, Avós, tios, Professores, Policiais.....mesmo que eles não tenham razão nunca devemos afronta-los, podemos sim argumentar de forma educada.
- Devemos respeitar todos, sejam drogados, ladrões, traficantes...respeitar e manter uma distância segura...nunca afrontar....para isso existem os meios legais.
- Fazer ao outro aquilo que desejamos seja feito a nós. Meu pai pedia eventualmente para minha mãe caprichar no almoço que teríamos visita....as vezes era o chefe dele, noutras um mendigo amigo dele....que era alguem muito educado....aprendemos a nunca fazer diferença....entre um e outro...respeitávamos e ele nos respeitava era até divertido....enquanto um chegava cheio de pompa o outro chegava chamando a todos de senho e senhora.

Quando na correria estávamos falando de boca cheia ou enchíamos o garfo, éramos repreendidos e ao argumentar que estávamos em casa ele sempre respondia:
- Faz em casa - faz na casa dos outros.
- Não é de bom tom fazer isso.... (trago esta frase comigo até hoje)

Em minha casa ainda tenho apenas o básico, mas frequento vários lugares que exigem algumas regras e sempre soube me portar. E transmito isso a minha filha. Agora o mais interessante é ouvir elogios de pessoas sobre a educação diferenciada, como é fácil a convivência....Gente isso deveria ser regra. Pior é ouvir mães falando que minha filha é tão educada, que a filha dela ela tenta mais não consegue....eu apenas sorrio, mas sei que ela não tentou o suficiente...Na maioria das vezes esta pessoa tenta transmitir ao filho algo que não faz em sua rotina.....filho também aprende pelo exemplo.

Devo isso a Papai (meus traumas também). Por isso reforço, eu e meus irmãos tínhamos a desculpa perfeita para sermos viciados, prostitutas ou ladrões....sim viemos da pobreza, fomos espancados (papai era bem fortinho e rancoroso) a familia era mantida só pela minha mãe (papai bebia tudo o que ganhava).........mas fomos educados em casa....pelo meu pai e pela minha mãe.

Educação vem de berço.

...E você como pai/mãe, amigo/irmão está fazendo sua parte para diminuir a dor social - respeitando seu próximo. Usando as palavras mágicas Por Favor e Obrigada, entre outros hábitos saudáveis?


Esmalte nas mãos Ellen Gold 174-Alba e nos pés Samba Juliana da Colorama. Quer ver mais coisas legais sobre educação? Clica aqui que a Fernanda Reali e Cia tem muita coisa legal.


Muita Luz e Paz
Abraços


Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias