Retrospectiva 2019 - espinho 1

Quando voltamos de viagem aproveitei para fazer os exames ginecológicos, e fui logo cedo ao posto para conseguir a consulta pelo SUS, assim fiz a pré consulta com uma enfermeira muito atenciosa, peguei a solicitação para a mamografia e fui para casa, três dias depois recebi uma ligação dizendo que era para ir até o posto pegar a guia do encaminhamento, no dia seguinte peguei a guia e marquei o exame, para 10 dias depois em um hopital que conheço e gosto. Duas semanas depois fui fazer o exame, cheguei no horário mas como tiveram problemas técnicos nos dois dias anteriores então era o triplo de atendimento e ainda assim todos os profissionais foram gentis. O resultado do exame demorou 2 meses para sair, como eu tinha outra viagem marcada e desde 2008 nunca mais tinha aparecido nada "anormal" nos meus exames, relaxei, pedi para minha filha buscá-lo na data prometida e fui viajar sem pensar nisso. Voltamos meses depois pego o exame e claro né amores, fui ler, afinal de contas sou uma pessoa que sempre teve exames com alterações, por isso me sinto apta a fazê-lo, e não deu bom o resultado ganhei de presente uma mancha numa das mamas.....Peguei o telefone e marquei com uma ginecologista que atende minha filha e cujo consultorio fica próximo a nossa residência, só tinha disponibilidade na agenda para 1 mês depois, mas eu já tinha esperado mais de 6 meses, não custava nada esperar mais 1 mês.  

Durante a consulta com a médica ginecologista que descobrimos ser também mastologista (especialista em tratamento de doenças da mama), ela olhou o exame, foi muito atenciosa e cuidadosa com as palavras, não fez alardes, mas tambem não falou "não é nada". Após a consulta e coleta do Papanicolau, preparou mais guias de exames investigativos para descartar possibilidades preocupantes.  Quero destacar que marquei com ela por indicação de minha filha, vamos abrir um espaço para esclarecer que deixei de ir nos profissionais que me atenderam por mais de 20 anos - senti como se estivesse emancipando minha criatura, foi muito bom ter unido as especialidades em um só profissional (por acaso) e ver que minha filha sabe avaliar um bom atendimento médico quando não está na presença da mamãe. 

Essa fase de ficar esperando para esclarecer se é algo que poderá alterar toda a tua rotina e modo de vida, faz com que a gente fique um tanto mais tensa, e no meu caso eu paro de fazer planos longos, afinal pode ser que não tenha tempo para cumpri-los e isso me deixaria muito decepcionada comigo.

Não costumo contar para todos os familiares para poupar o sofrimento por algo sem confirmação, mas aí sou a chata que não topa fazer algumas coisas. Também pensei se eu contaria a todo mundo caso o resultado fosse algo complicado, conclui que talvez não o faça, pois conheço as pessoas que me circulam e eles vão sofrer antes, durante e depois, sem contar  que eu odeio que venham com frases positivas como: "vai dar tudo certo, confie", ou "deixe nas mãos de Deus isso não é nada" - sério se você é usuário desse tipo de afirmação repense pois não existe nada pior para quem está passando por um momento dificil e que ainda acredita em milagre (eu acredito), pois fica aquela coisa, se o resultado for ruim eu sou uma pessoa falha que não sei confiar....Não tenho fé... E tudo que não queremos é aumentar o sofrimento.

Bem, os demais exames descartaram qualquer possibilidade de algo ruim, voltamos a rotina normal de exames anuais apenas preventivos. 

Nesse meio tempo continuo aproveitando a vida enquanto tenho tempo e disposição para fazê-lo.

Eu sei e vou te contar que o intervalo entre um exame e outro, é algo torturante, por isso seja paciente com quem o enfrenta. Talvez por ter passado tantas vezes, eu seja uma pessoa "feliz convicta" - como certa vez uma amiga psicologa rotulou-me. 

Sou feliz enquanto posso, e tenho momentos de grande apreensão ou tristeza, mas estou aqui com você, vivendo e fazendo o MEU melhor, talvez não seja o suficiente para você mas é o que eu tenho, posso e quero oferecer. 

Agora me conta você tem feito os check up médicos? Tem cuidado da saúde? 

Eu sei que algumas amigas blogueiras tiveram que passar pelo tratamento de cancer no ano de 2019, tenho acompanhado e refletido bastante sobre a angustia do "processo investigativo" (que eu passei), seguido do processo de tratamento - que tenho acompanhado pelo blog, facebook ou Instagram as amigas fazendo, que sei será seguido por outro processo investigativo para ver se tudo foi bem, e sei que esse processo investigativo se repetira por alguns anos até que será considerado curado. Saiba que nas vezes em que li seu post e comentei "Abraço apertado" era porque eu realmente estava te abraçando emocionalmente, tentava te proteger daquilo que imagino não ser nada fácil.

Veja você eu aqui não estou comparando o meu pequeno espinho com o das amigas, não estou dizendo que sei o que estão passando, eu estou relatando para você o processo que TIVE que enfrentar e que ao mesmo tempo não consegui me ausentar da vida virtual por completo - acompanhei varias amigas em seus processos infinitamente mais árduo que o meu, pois já faz parte da nossa história essa convivêcia.

Sempre que ouço falar que o excesso de midias faz mal e afasta as pessoas, penso que o orador desconhece que o uso bem aplicado nos ajuda a encontrar serenidade e diversão, aproximando pessoas com mesmos propósitos. 

Foi no mundo virtual que nas longas noites mal dormidas em hspital, encontrei carinho e apoio nos períodos em que fiquei internada com minha mãe, era muito bom poder ler para ela as mensagens e conversar sobre o que cada pessoa que tem uma página virtual posta, e assim fazer com que ela pensasse em outra coisa que não fosse o quanto ela odeia ambiente hospitalar.....a internet por vezes transforma minha insônia em momentos felizes.

Sou grata por ter em meu circulo de amigos reais ou virtuais pessoas comprometidas com a vida, os Direitos Humanos e a coletividade!

"Digamos juntos do fundo do coração: 
nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, 
nenhum povo sem soberania" 
Papa Francisco

Muita Luz e Paz!


Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias