Dia Internacional DOS DIREITOS Das Mulheres

 Dia Internacional DOS DIREITOS Das Mulheres

Como disse nossa icônica Simone de Beauvoir "Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida."

E a pandemia vem para ameaçar mais ainda aquilo que os nosso sistema político e judiciário já estava retroagindo. Em decisões recentes vimos estuprador sendo condenado por "estupro culposo" que quer dizer que ele não teve intenção de estuprar (saiba mais aqui). Vimos a vitima ser desrespeitada por promotor e advogado de forma inaceitável. Assistimos juíz dizer que se falar em Lei Maria da Penha ele iria retirar a guarda dos filhos da mulher que denunciou o marido por violência (mais aqui). Órgão publico de Defesa dos direitos das Mulheres (Direitos Humanos) querendo pagar pensão para vitima de abuso sexual para que ela tenha o filho e garantindo o direito ao abusador a pagar pensão alimentícia da prole (aqui), que pode gerar outros direitos segundo alguns especialistas. Teve o caso de uso pela defesa de um autor de feminicidio de Legitima defesa da honra, onde o criminoso dizia que matou por acreditar que a esposa o traia. 

Isso só para citar alguns dos casos mais assombrosos, porém temos aumento dos casos de feminicídios, abusos sexuais, pedofilia, etc... e tudo aquilo que nos mostra que o machismo impera no patriarcado vigente e castiga de forma brutal para mostrar poder. 

Aí eu vejo sempre nas redes alguém comentando que "o mundo está pior", que a violência aumentou, que "antigamente a gente não via isso".... lamento informar a todos que pensam isso mas o que não existia antes era o direito de denunciar, não existiam leis que amparassem as mulheres e crianças e principalmente não existia divulgação suficiente. Os crimes eram cometidos e os criminosos (principalmente os ricos) ficavam impunes.

Temos tanto a comemorar em direitos e ao mesmo tempo muito a que se mobilizar para lutar por mais igualdade e respeito.


Muita Luz e Paz!

Abraços




Blog protegido

myfreecopyright.com registered & protected

Visualizações

Categorias